O CDI é uma organização não-governamental originalmente criada no Brasil, em 1995, com a missão de promover a inclusão social com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Em Portugal foi lançado a 30 de Maio de 2013, integrado num evento promovido pela Microsoft, um dos seus parceiros, juntamente com a Fundação PT, com a Fundação EDP e com vários municípios, entre outros.

Ao longo do ano passado o CDI abriu três centros: em Vale de Cambra, Almada e Bela Vista, em Setúbal, espaços que procuram desenvolver, junto dos jovens que os integram - com idades compreendidas entre os 11 e os 25 anos - competências e capacidades que permitam o seu crescimento, autonomia e independência profissionais.

Os projetos abrangem, respetivamente, a aprendizagem tecnológica para a conceção de estampagem de têxteis com implementação de loja online; a elaboração de um site sobre o bairro do Monte da Caparica; e a criação de um jornal online no sentido de dinamizar e promover uma melhoria de imagem do bairro da Bela Vista.

Os primeiros projetos do CDI Vale de Cambra e de Almada já estão concluídos, tendo Vale de Cambra iniciado já o segundo módulo com vista ao projeto final de criação de um negócio de impressão e estampagem de têxteis.

"2013 foi o ano de lançamento, de adaptação da metodologia CDI à realidade portuguesa e da concretização de projetos piloto que permitissem demonstrar a nossa capacidade de concretização com qualidade", referiu João Baracho, diretor executivo da organização, ao
TeK, no seguimento do primeiro encontro anual do CDI Portugal, realizado a 29 de abril último.

Foi também o ano da constituição da equipa base de trabalho e da formação de parcerias estratégicas, acrescentou o responsável.
Para 2014, o CDI Portugal quer "atingir a sustentabilidade da sua estrutura, estabelecer modelos de negócio sociais a partir dos projetos finalizados e criar uma plataforma de conselheiros tecnológicos que possam fazer da inovação social e tecnológica uma das nossas grandes bandeiras".

Este ano já avançaram novos projetos: o Centro Social da Musgueira, dois pilotos com o Programa Escolhas e um projeto com a Fundação da Juventude, mas "a grande ambição é criar projetos inovadores".

Nessa linha, foi apresentado recentemente um projeto de reciclagem de computadores na Prisão de Castelo Branco, com o envolvimento do Ministério da justiça e da Microsoft, e está a ser elaborado um projeto-piloto na área educativa, criado no Reino Unido, chamado Apps For Good.

"Este projeto está já em mais de 200 escolas públicas no Reino Unido e ganhou o ano passado o prémio mundial da Google para a melhor aplicação social", explicou João Baracho.

Mas o futuro do CDI em Portugal também passa pelo "desenvolvimento dos projetos existentes, nomeadamente de Vale de Cambra, Bela Vista e Almada", garantiu.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.