A Consumer Electronics Association (CEA) - organização que representa mais de 650 empesas norte-americanas que criam, desenvolvem, fabricam e distribuem produtos de electrónica de consumo - anunciou ontem os vencedores dos Prémios Innovations 2002. Estes dispositivos representam os avanços realizados durante este ano na tecnologia digital, nas comunicações sem fios e jogos electrónicos.



Entre os premiados, destacam-se na categoria de jogos, a consola Xbox da Microsoft, ao passo que o computador desktop VAIO Slimtop Pen Tablet da Sony conquistou a categoria de hardware e software informático. Este PC integra um ecrã de cristais líquidos que funciona como uma prancheta digital de alta definição, que permite escrever directamente com uma caneta - que dispõe de 256 graus de sensibilidade à pressão.



Na secção de imagens digitais, houve dois vencedores: uma câmara digital de filmar equipada com um leitor de mini-DVDs da Panasonic e um sistema de navegação da Pioneer activado por voz e baseado em DVDs que se destina a ser instalado em automóveis. Na categoria de escritório móvel, os vencedores ex-aequo foram os PDAs Zaurus da Sharp - do qual, alguns modelos têm como sistema operativo o Linux - e o Clié PEG-N760C da Sony.



O Innovations 2002 é patrocinado pela CEA e apoiado pela Industrial Designers Society of America (IDSA). Este programa prestigiado de prémios concede aos fabricantes e criadores a oportunidade de verem os seus produtos avaliados por um painel de jornalistas, designers e engenheiros independentes. Os produtos premiados vão ser exibidos em Las Vegas, durante a feira internacional de consumíveis electrónicos, a ter lugar entre o dia 8 e 11 de Janeiro de 2002.


Notícias Relacionadas:

2001-11-15 - XBox à venda desde hoje nos Estados Unidos

2001-06-27 - Sharp lança PDA Zaurus na Europa no início do próximo ano

2001-05-10 - A electrónica na era digital

2000-01-06 - Electrónica de consumo continua em alta

2000-12-11 - Venda de dispositivos de vídeo aumenta
2000-08-31 - Sony lança computador de bolso baseado no Palm