Prometendo um evento mais recheado que o ano passado, a quinta edição do Lisboa Games Week será novamente realizada na FIL, entre os dias 15-18 de novembro. É o evento centrado na cultura gaming, onde as editoras irão disponibilizar demonstrações das suas novidades, vai haver torneios de eSports, desfiles de cosplay, retrogaming e lojas para comprar hardware e videojogos, novos e retro.

O evento, que é organizado pela E2Tech, promovido pela FIL e com o apoio da Worten, conta com mais postos de experimentação de jogos, cedidos pela Nintendo e PlayStation, entre outros. A Sony já revelou o seu “plano de festas” e promete levar para o evento sete videojogos focados na realidade virtual, entre eles os esperados Déraciné e Tetris Effect, assim como Creed: Rise to Glory (a adaptação do filme de Sylvester Stallone), Astro Bot: Rescue, Mission Blood e The Persistence.

Mas o grande destaque da PlayStation vai para a apresentação de Blood and Truth, um thriller de ação que promete uma experiência cinematográfica, desenvolvido em exclusivo para o sistema PlayStation VR. Neste título os jogadores vão encarnar um soldado de élite das Forças Especiais que deverá percorrer o submundo das ruas de Londres e resgatar a sua família das mãos de um barão de crime. A Sony leva ainda na bagagem os seus famosos simuladores de Gran Turismo Sport, para os amantes de corridas.

Esperando cerca de 65.000 visitantes, a edição deste ano volta a apostar a fundo nos eSports, apresentando torneios de CS:GO, FIFA 19, Fortnite, PUBG, Splatoon 2, League of Legends, PES 19 e outros. O certame conta ainda com mais uma edição do RoboParty, área de simuladores e o contacto com os YouTubers mais conhecidos ligados ao gaming.

Os amantes de jogos indie vão também poder visitar e participar no Indie X, considerado o maior showcase do segmento em Portugal. O festival conta com um prémio de 5.000 euros para o melhor jogo do evento e entre os participantes estão 25 propostas internacionais e 25 nacionais. No evento estarão também presentes os 10 projetos nacionais premiados pelo programa PlayStation Talents.

O Lisboa Games Week conta ainda com o Serviço Educativo em parceria com a Direção Geral de Educação, integrando um fórum multidisciplinar e conteúdos formativos, contando com o apoio de universidades, o Nintendo Labo, The Inventors, SAR, Indie X e outras entidades.