Várias empresas da Internet, entre as quais se contam a AOL, Yahoo, CNET Networks, Computer Associates e Verizon Communications, aliaram-se para desenvolver um programa que quer garantir a segurança dos utilizadores que fazem downloads de software contra ataques maliciosos. O programa estará disponível no próximo ano numa versão beta.

Através do Trusted Download Program os parceiros do projecto terão acesso a uma "whitelist" das aplicações de software certificadas pela entidade que monitoriza a privacidade nos sites da Web, a TRUSTe.

"Com os consumidores a fazerem cada vez mais downloads, é importante dar às pessoas o controlo real sobre o que elas guardam nos seus computadores", revela a TRUSTe à imprensa internacional.

Para obterem a certificação dos downloads, os distribuidores de software terão de provar que os seus produtos podem ser facilmente removidos dos computadores assim que estes sejam instalados pelos utilizadores.

O Trusted Download Program não irá bloquear o spyware ou o adware, mas fará com que os seus distribuidores expliquem os cuidados que os utilizadores devem ter antes de fazerem o download de programas.

Os utilizadores terão ainda a oportunidade de decidir o que devem alterar nos seus computadores na sequência da utilização dos programas que estarão certificados para download.

Notícias Relacionadas:
2005-08-29 - BBC vai disponibilizar programas integrais na Internet em 2006

2005-04-01 - MSN lança serviço de download de vídeo para dispositivos Windows Mobile

2004-05-27 - Sites de download legal de música continuam a crescer

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.