No mundo da Realidade Virtual estamos já habituados a headsets relativamente volumosos, como os que produzidos pela Oculus ou pela HTC. Contrariando a tendência dos dispositivos mais populares, a Panasonic decidiu apresentar na edição de 2020 os seus primeiros óculos RV que, além de serem mais compactos e leves, assemelham-se a uma espécie de "goggles" steampunk mais tecnologicamente avançados.

De acordo com a empresa japonesa, os óculos RV são os primeiros do seu género a suportar a visualização de conteúdos HDR, sendo também capazes de reproduzir imagens e vídeo em resolução 4K, uma combinação que promete potenciar a experiência imersiva.

No interior dos “goggles” encontram-se micro painéis OLED, desenvolvidos pela Panasonic em parceria com a Kopin, uma fabricante de displays para headsets de realidade virtual, os quais permitem a apresentar imagens sem distorção. Presente nos óculos está também tecnologia áudio desenvolvida pela Panasonic.

A Panasonic afirma que a motivação por trás do desenvolvimento do dispositivo relaciona-se com a falta de headsets que sejam mais práticos. “Embora os equipamentos RV convencionais permitam reproduzam imagens em alta resolução e disponibilizem áudio de elevada qualidade, resultando numa experiência simulada altamente imersiva, estes costumam ser volumosos e podem causar desconforto ao utilizador”, esclarece a fabricante.

Ainda não é certo se a Panasonic chegará, de facto, a vender os seus óculos de Realidade Virtual ao consumidor, sendo que não se são conhece o seu preço e a sua data de lançamento. Ao que tudo indica, a empresa poderá aproveitar a “onda” do 5G e da realidade virtual em serviços comerciais para trazer ao público experiências imersivas, por exemplo, na visualização de desportos ou até mesmo de destinos turísticos.

O SAPO TEK está na CES 2020 em Las Vegas para descobrir as principais tendências e os gadgets mais interessantes, mas também os mais estranhos e pode acompanhar aqui todas as notícias que vamos trazendo em direto de Las Vegas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.