Na CES há espaço para tudo um pouco: desde as mais recentes inovações no mundo das TVs a robots de companhia, passando por carros autónomos e computadores. A área da saúde e bem-estar está também em destaque e passam todos os anos pela feira internacional de eletrónica de consumo alguns gadgets que prometem ajudar os consumidores a ser mais saudáveis. A Mateo, por exemplo, escolheu a edição de 2020 da CES para dar a conhecer ao mundo a sua mais recente proposta: um tapete inteligente para a casa de banho.

Por baixo de uma aparentemente simples cobertura em pano “esconde-se” um tapete que é capaz não só de funcionar como uma balança, mas também de identificar se o utilizador tem uma boa postura. O gadget da Mateo recorre a Inteligência Artificial e a mais de 7.000 pontos de pressão para recolher dados, os quais podem ser consultados através de uma aplicação.

O tapete inteligente para a casa de banho desenvolvido pela Mateo em ação.
Créditos: Mateo

De acordo com Lenny Dehan, CEO da empresa, o gadget foi criado a pensar em todas as pessoas que querem fazer uma manutenção do seu peso, mas que se sentem frustradas ou ansiosas sempre que olham para a balança. O objetivo por trás do tapete é reduzir esse stress, oferecendo ao utilizador a possibilidade de consultar os seus dados assim que desejar. É também programar a aplicação que o acompanha para criar alertas para quando se atinge um determinado marco, quer seja de perda ou ganho de peso ou até mesmo de alterações significativas na postura.

Para já, a Mateo irá demonstrar uma versão inicial do tapete inteligente para a casa de banho na CES 2020. A empresa pretende lançar uma campanha de crowdfunding em breve, tendo planos para lançar versões mais avançadas do seu gadget já no final de 2020. Embora ainda não existam preços definidos, a versão mais “high-tech” do tapete poderá rondar os 179 dólares.

O SAPO TEK encontra-se em Las Vegas para conhecer os produtos apresentados pelas fabricantes, os quais poderá acompanhar aqui.