As conferências já começaram ontem em Las Vegas (quase hoje no fuso horário do Nevada), mas algumas das novidades que vão estar em exposição na CES 2020 já estão a ser reveladas ao longo da última semana, procurando destaque entre os mais de 4.500 expositores que trazem novidades à maior feira de tecnologia nos Estados Unidos. Entre conferências e espaço de exposição, a CTA ocupa mais de 880 quilómetros quadrados de espaço na cidade do pecado, no estado do Nevada. São 11 locais oficiais de exposição, em três áreas principais, com 36 categorias de produtos e 22 marketplaces, acompanhados com muitos cocktails, encontros e conferências paralelas, e festas.

Há mais de 250 conferências e são esperados mais de 170 mil participantes, de 160 países, mas há uma presença em especial que está a gerar enorme polémica. A filha do presidente Donald Trump, Ivanka Trump, é uma das oradoras na CES 2020 e o nível de críticas nas redes sociais, em especial no Twitter, é intenso. Há pedidos de boicote e quem fale em pedir devolução do bilhete.

Um regresso esperado é o da Apple, que nos últimos anos não participa diretamente em nenhuma conferência e que este ano volta à CES para participar numa conversa sobre privacidade com o Facebook e a FTC, sendo esperado que a marca da maçã apresente a sua plataforma de IoT para casa, a HomeKit.

O SAPO TEK já está a cobrir todas as novidades, que pode acompanhar na área especial da CES 2020, e já estamos no terreno para descobrir as principais tendências, os produtos mais interessantes e também os mais estranhos. E não faltam propostas nesta área, desde os brinquedos sexuais – que este ano foram permitidos – aos muitos acessórios de beleza, saúde e de cuidado dos animais de estimação.

Para além das empresas de tecnologia – e da indústria automóvel – que habitualmente marcam presença nestas exposições, há também várias marcas de áreas da saúde, beleza, alimentação e até aviação, da Johnson & Johnson, P&G, John Deere, Impossible Foods, Snap e Delta Air Lines. Este ano há um novo Marketplace dedicado às viagens e turismo, focado nas tecnologias que estão a transformar esta área.

Não vão faltar também notícias à volta do 5G, que as operadoras norte americanas estão a instalar de forma acelerada, inteligência artificial e robótica, mas sobretudo interfaces inteligentes, baseados em voz, com aplicação a diferentes sectores, desde as smart cities ao desporto. Carros de condução autónoma, mas também novas interfaces mais inteligentes, com mais multimédia dentro dos automóveis, fazem parte das propostas que já estão a surgir e que estão nos “pacotes” que mais de 150 expositores do sector trazem à CES, com 10 fabricantes presentes diretamente na exposição.

Entre as propostas mais arrojadas estão normalmente as ligadas à saúde e à beleza, e este ano não faltam dispositivos para instalar como lentes de contacto que apresentam informação “à frente dos olhos”, e uns cibersapatos que permitem “sentir” o ambiente em experiências de realidade aumentada.

A CES 2020 só abre oficialmente na terça feira, mas hoje é dia de muitas novidades. Acompanhe tudo com o SAPO TEK até ao final da semana.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.