Há já alguns meses que a Samsung tem feito por criar expectativas relativamente a um dos seus mais recentes projetos. O conceito de "humanos artificiais" tem franzido algumas sobrancelhas, mas a tecnológica aproveitou a CES para “levantar o véu” e revelar o mistério por trás do Projeto Neon.

Os “artificiais” desenvolvidos pelo STAR Labs (Samsung Technology & Advanced Research) são na verdade avatares. A tecnologia é gerada com base em dados registados junto de humanos reais, podendo criar de forma autónoma as suas próprias expressões, movimentos e linhas de diálogo em múltiplas línguas, revela Pranav Mistry, responsável pelo projeto.

De acordo com o website do Projeto Neon, os avatares assumem formas diversas, capturando a fisionomia e características humanas numa versão digital que pode até fazer lembrar uma espécie de Sims um pouco mais realistas.

Ainda antes de a empresa ter dado a conhecer os seus "humanos artificiais" na edição de 2020 da CES, já circulavam na Internet alguns vídeos descobertos por um utilizador do Reddit que os demonstravam em ação. No entanto, um comunicado da STAR Labs à imprensa internacional revela que a realidade apresentada pode não corresponder totalmente ao produto final. “As imagens do nosso expositor na CES e dos materiais promocionais são ficcionadas e simuladas para propósitos de demonstração”, indica a subsidiária da Samsung.

CES 2020: Neon é a inteligência artificial “que pretende deixar de ser artificial”…
CES 2020: Neon é a inteligência artificial “que pretende deixar de ser artificial”…
Ver artigo

Não obstante, Pranav Mistry acredita que a tecnologia pode ser utilizada para criar pivots virtuais, rececionistas virtuais ou até atores virtuais. Em entrevista ao website LiveMint, o responsável sublinhou que o Neon é importante, uma vez que "dá um rosto mais caloroso e mais acessível aos assistentes de inteligência artificial, que são muitas vezes vistos como frios e robóticos". Para já, ainda não sabe quando poderemos ver uma versão final destes avatares, mas espera-se que a Samsung adiante mais detalhes ao longo da CES.

O SAPO TEK está a na CES 2020 em Las Vegas para descobrir as principais tendências e os gadgets mais interessantes, mas também os mais estranhos e pode acompanhar aqui todas as notícias que vamos trazendo em direto de Las Vegas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.