A Samsung promete revelar diversas tecnologias durante a próxima edição da CES, que começa já esta quinta-feira, dia 5 de janeiro. A tecnologia de ecrãs será um dos focos da fabricante e vai partilhar os seus avanços na área do OLED, sobretudo a combinação de dobráveis e deslizantes, naquilo que batizou de Flex Hybrid. Este ecrã combinado será mostrado em forma de protótipo daquele que será o futuro dos seus computadores portáteis.

Os ecrãs Flex Hybrid permitem aos utilizadores ver filmes e vídeos em displays 10,5 polegadas e com um rácio de 4:3, mas com a possibilidade de os aumentar para 12,4 polegadas e obter um rácio de imagem a 16:10.

Outra tecnologia que vai estar exposta na CES 2023 é o seu ecrã deslizável de 17 polegadas, o Flex Slidable Duet. A fabricante diz que este ecrã tem dois conceitos: o Flex Slidable Solo que permite expandir o ecrã numa direção e o Duet, o qual é expandido em ambas as direções. Quando encolhido tem 13 ou 14 polegadas, mas pode ser expandindo para 17,3 polegadas, quando necessita de executar tarefas multi tasking, jogar jogos ou ver filmes.

Veja na galeria imagens dos novos ecrãs da Samsung:

A tecnologia QD-OLED 2023 será atualizada com os algoritmos de IA apresentados na CES 2022, que melhoram a qualidade de imagem, a nível de cor e brilho, sem destorção em qualquer ângulo de visionamento. O alinhamento deste ano é composto por tamanhos de 77 polegadas, sendo o maior da família, assim como de 55, 65 e 34 polegadas. Haverá ainda um monitor com um ecrã ultra panorâmico de 49 polegadas. A Samsung promete que o resultado da otimização do algoritmo IntelliSense AI e os novos materiais OLED permitem melhorar o brilho da cor RGB, alcançando os 2.000 nits.

O sistema de IA recolhe a informação de cada pixel em tempo real, de forma a controlar a eficiência da iluminação. Essa eficiência da fonte de luz é aumentada com o novo material OLED HyperEfficient EL, aplicado à camada de emissão dos azuis. O alinhamento de ecrãs promete também reduzir o consumo de energia em 25% face aos modelos de 2022, graças ao uso da IA e dos novos materiais orgânicos da sua composição.

Por fim, dedicado à indústria automóvel, a Samsung leva para o certame um cockpit digital, sendo o seu primeiro produto para automóveis, mais concretamente os veículos autónomos. Trata-se de um ecrã especialmente desenhado para ser equipado nos veículos, combinando um display de 34 polegadas com um de 15,6 polegadas. O maior pode ser utilizado para propósitos de entretenimento durante as viagens num veículo autónomo, ao passo que o outro garante uma curvatura 700R para oferecer uma visão otimizada no modo de condução, ajudando os condutores a manterem-se focados na estrada. Os ecrãs flexíveis e curvos permitem diversas soluções para os automóveis, disse a marca.

As novas tecnologias da Samsung não esquecem o meio ambiente, a redução de emissões e o baixo consumo das soluções.

O SAPO TEK está a acompanhar os principais lançamentos e novidades da CES 2023, que pode seguir no site, na newsletter e no especial que dedicámos à feira de Las Vegas.

Clique nas imagens para detalhes