A OpenAI termina a semana com novidades, anunciando uma nova versão do modelo de linguagem por trás do ChatGPT e a chegada do Sora à Europa. A nova versão do modelo de linguagem é o GPT-4.5, ainda em versão preliminar, que por enquanto só estará acessível para utilizadores do pacote Pro. O GPT-4.5 conta com capacidade melhorada para reconhecer padrões, gerar percepções criativas sem raciocínio e maior inteligência emocional, garante a OpenAI.

Numa publicação na rede social X, Sam Altman, CEO da companhia, explica que este não é um modelo de raciocínio e não vai esmagar os benchmarks. “É um tipo diferente de inteligência e tem uma magia que nunca senti antes”.

O responsável diz mesmo que este “é o primeiro modelo que me faz sentir como se estivesse a falar com uma pessoa atenciosa. Tive vários momentos em que me sentei na minha cadeira e fiquei espantado por receber bons conselhos de uma IA”. Nas próximas semanas o GPT-4.5 ficará disponível para mais utilizadores. Já na próxima semana, o acesso deve ser aberto a quem usa as versões Plus e Team do ChatGPT e na semana seguinte aos subscritores dos pacotes Edu e Enterprise.

ChatGPT sobe na cadeia de valor para 6º website mais visitado do mundo. Em Portugal também está no Top 10
ChatGPT sobe na cadeia de valor para 6º website mais visitado do mundo. Em Portugal também está no Top 10
Ver artigo

Sam Altman também explicou já que o lançamento faseado das capacidades do novo modelo é uma questão de cautela com a capacidade de resposta da empresa à procura que a novidade possa gerar, dada a elevada capacidade de processamento requerido pelo GPT-4.5.

Segundo ele, este é um modelo “gigantesco e dispendioso”. Mas fica a promessa: “vamos adicionar dezenas de milhares de GPUs na próxima semana”. A OpenAI admite que não é assim que quer funcionar “mas que é difícil prever com exatidão os picos de crescimento que levam à escassez de GPUs”.

A empresa assegura que este novo modelo tem uma taxa de alucinações mais baixa. Os testes realizados pela empresa apuraram que ronda os 37,1%, um número que compara com os 61,8% GPT-4o e com os 44% da versão seguinte o1.

O foco do GPT-4.5 está precisamente aí, numa capacidade melhorada de compreensão e aprofundamento dos assuntos e por isso a empresa abdicou de outras capacidades nesta versão como a capacidade de gerar voz ou vídeo.

Criação de vídeo com Sora chega à Europa

Entretanto, o modelo de linguagem da OpenAI capaz de gerar vídeo chegou à Europa. O Sora está disponível na região a partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro. A novidade chega primeiro aos subscritores do ChatGPT Plus e do ChatGPT Pro.

O Sora foi apresentado precisamente há um ano. Ficou disponível em dezembro, mas numa primeira fase não chegou à região. A possibilidade de criar vídeos a partir de instruções de voz dadas ao ChatGPT, fica agora acessível também para quem está na União Europeia, Reino Unido, Suíça, Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Veja exemplos de criações feitas com o Sora