
A OpenAI termina a semana com novidades, anunciando uma nova versão do modelo de linguagem por trás do ChatGPT e a chegada do Sora à Europa. A nova versão do modelo de linguagem é o GPT-4.5, ainda em versão preliminar, que por enquanto só estará acessível para utilizadores do pacote Pro. O GPT-4.5 conta com capacidade melhorada para reconhecer padrões, gerar percepções criativas sem raciocínio e maior inteligência emocional, garante a OpenAI.
Numa publicação na rede social X, Sam Altman, CEO da companhia, explica que este não é um modelo de raciocínio e não vai esmagar os benchmarks. “É um tipo diferente de inteligência e tem uma magia que nunca senti antes”.
O responsável diz mesmo que este “é o primeiro modelo que me faz sentir como se estivesse a falar com uma pessoa atenciosa. Tive vários momentos em que me sentei na minha cadeira e fiquei espantado por receber bons conselhos de uma IA”. Nas próximas semanas o GPT-4.5 ficará disponível para mais utilizadores. Já na próxima semana, o acesso deve ser aberto a quem usa as versões Plus e Team do ChatGPT e na semana seguinte aos subscritores dos pacotes Edu e Enterprise.
Sam Altman também explicou já que o lançamento faseado das capacidades do novo modelo é uma questão de cautela com a capacidade de resposta da empresa à procura que a novidade possa gerar, dada a elevada capacidade de processamento requerido pelo GPT-4.5.
Segundo ele, este é um modelo “gigantesco e dispendioso”. Mas fica a promessa: “vamos adicionar dezenas de milhares de GPUs na próxima semana”. A OpenAI admite que não é assim que quer funcionar “mas que é difícil prever com exatidão os picos de crescimento que levam à escassez de GPUs”.
A empresa assegura que este novo modelo tem uma taxa de alucinações mais baixa. Os testes realizados pela empresa apuraram que ronda os 37,1%, um número que compara com os 61,8% GPT-4o e com os 44% da versão seguinte o1.
O foco do GPT-4.5 está precisamente aí, numa capacidade melhorada de compreensão e aprofundamento dos assuntos e por isso a empresa abdicou de outras capacidades nesta versão como a capacidade de gerar voz ou vídeo.
Criação de vídeo com Sora chega à Europa
Entretanto, o modelo de linguagem da OpenAI capaz de gerar vídeo chegou à Europa. O Sora está disponível na região a partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro. A novidade chega primeiro aos subscritores do ChatGPT Plus e do ChatGPT Pro.
O Sora foi apresentado precisamente há um ano. Ficou disponível em dezembro, mas numa primeira fase não chegou à região. A possibilidade de criar vídeos a partir de instruções de voz dadas ao ChatGPT, fica agora acessível também para quem está na União Europeia, Reino Unido, Suíça, Islândia, Liechtenstein e Noruega.
Veja exemplos de criações feitas com o Sora
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mistério resolvido: pequenos jatos ajudam a explicar o “famoso” vento solar -
App do dia
Unsolved: Hidden Mystery Games desafia à atenção para descobrir pistas -
Site do dia
Griply reúne num único lugar as tarefas e objetivos do dia-a-dia para se manter organizado -
How to TEK
A Google enviou um alerta de falta de espaço? Apague primeiro o “lixo” antes de pensar num upgrade
Comentários