O Governo chinês decidiu adiar o prazo para a instalação obrigatória de um software de filtragem nos computadores comercializados no país, cujo início estava previsto para esta quarta-feira.

Segundo a agência Xinhua, citada pela imprensa internacional, o Ministério de Indústria e Tecnologia da Informação (MITI) não especificou uma data definitiva para a entrada em vigor de Green Dam, nome dado ao programa que limitará o acesso aos conteúdos online.

"A pré-instalação foi adiada, já que alguns fabricantes de computadores explicaram que uma integração de tal magnitude requeria uma prorrogação", justificou o gabinete chinês.

O MITI anunciou que vai continuar a oferecer o download gratuito do filtro, mantendo igualmente o período de consultas públicas sobre o mesmo.

O prazo estipulado inicialmente obrigava as fabricantes a disponbilizarem o software de filtragem, pré-instalado ou em CD, a partir de 1 de Julho.

O adiamento acontece após pressões de várias frentes, não só por parte das fabricantes, directamente implicadas, mas também dos Estados Unidos, Europa e Japão, contrários à decisão que consideram pouco democrática.

Na sua posição oficial, o Governo chinês refere que o software servirá para proteger crianças e jovens de contéudos online "menos próprios".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.