A Google anunciou o lançamento de uma nova versão do Chrome OS, que recebeu o nome de Chrome OS Flex. Esta versão foi desenhada para servir negócios e escolas e para rodar de forma fluída em PCs antigos, bem como em Macs. O sistema operativo pode ser instalado "em minutos", segundo indica a empresa.

Escreve o The Verge que o software vai ter o mesmo aspecto que o Chrome OS apresenta no Chromebook, uma vez que este Flex foi construído com base no mesmo código fonte. Algumas funcionalidades, como o Google Assistant e a sincronização com aparelhos móveis Android, vão estar dependentes da capacidade do hardware em que está instalado, no entanto.

Google celebra uma década de Chromebooks com makeover ao Chrome OS
Google celebra uma década de Chromebooks com makeover ao Chrome OS
Ver artigo

Importa referir que a Google adquiriu a Nerveware, recentemente. A empresa desenvolveu uma app, chamada CloudReady, que convertia computadores antigos em sistemas Chrome OS, o que espoletou uma fase de especulação acerca de quais eram os planos da gigante norte-americana para o seu sistema operativo, agora que tinha meios para o exportar para outras máquinas.

Segundo a Google, este é o primeiro passo no sentido de integrar as soluções da CloudReady com o próprio Chrome OS.

Pode testar o Chrome OS Flex através do website oficial. O software ainda só está disponível em modo de acesso antecipado, pelo que podem existir alguns bugs.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.