Chegam hoje às lojas os primeiros portáteis com o sistema operativo da Google, concebido para tirar partido da computação na nuvem e prescindir do disco rígido do computador. Os computadores apenas estarão, para já, disponíveis em mercados seleccionados - nos quais Portugal não se encontra incluído.

Os equipamentos poderão também ser adquiridos online, através da Amazon ou BestBuy, onde já se encontravam em pré-reserva. Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Espanha e Itália são alguns dos países onde os computadores deverão ficar à venda.

A oferta, à data constituída somente por equipamentos da Samsung e Acer, inclui modelos apenas com ligação Wi-Fi ou também com 3G, com preços que oscilam entre os 379,99 dólares e os 499,9 dólares.

[caption]Chromebooks Samsung e Acer[/caption]

O mais barato é o Acer Cromia Chromebook com ligação Wi-Fi (379,99 dólares), optando por juntar-lhe também conectividade 3G, o preço sobe para os 449,99 dólares. Ambos os modelos da marca contam com ecrãs HD de 11,6 polegadas, mas teclados de tamanho "completo". A bateria dura 6 horas e não pesam mais de 1,45 quilos.

[caption]Acer Cromia Chromebook[/caption]

O processador é um Intel Atom N570, com dois núcleos e uma velocidade relógio de 1.66 GHz e o disco rígido conta apenas com 16GB - isto porque todas as aplicações, documentos e definições se encontram armazenadas na nuvem.

Esta é uma das principais vantagens - ou limitações, consoante o ponto de vista - destas máquinas. O utilizador pode sempre fazer a autenticação noutro Chromebook e verá serem carregadas as suas definições pessoais. Em contrapartida existe uma dependência quase integral da ligação à Internet.

[caption]Samsung Series 5 Chromebook[/caption]

Outra das grandes vantagens apontadas é a rapidez com que o computador se liga - menos de 10 segundos, de acordo com a Samsung.
A fabricante coreana apresenta equipamentos em preto e branco (o último apenas nos EUA) com processadores Intel Atom, cujos preços variam entre os 429,99 dólares com ligação Wi-Fi e os 499,99 euros com 3G.

Os Chromebooks da Samsung (Samsung Series 5) contam com ecrãs de 12,1 polegadas de alta resolução -1280x800 e um brilho 40% superior aos habituais portáteis, segundo a fabricante, Webcam HD e bateria para 8,5 horas. Pesam 1,48 quilos.

[caption]Samsung Series 5 Chromebook[/caption]