O projecto PlanIT Valley vai começar a ser construído no último trimestre deste ano. A notícia foi avançada pelos promotores da iniciativa esta quinta-feira, na World Investment Conference em La Boule, França.

O empreendimento, que deverá envolver um investimento de cerca de 10 milhões de euros, resulta dos esforços conjuntos da Cisco Systems, da Living PlanIT, da Mclaren e ainda da Buro Happold, nome acrescentado recentemente.

Aquela que é considerada a Silicon Valley portuguesa será construída num terreno de grande dimensão, prevendo-se que crie dezenas de milhares de postos de trabalho e albergue mais de 100 mil habitantes.

“A Cisco está concentrada em desenvolver o conceito de comunidades inteligentes mais conectadas entre si, o que potencia o surgimento de parcerias, produtos, serviços e soluções que influenciam a forma como as cidades são desenhadas, construídas e geridas, usando esta rede como plataforma”, disse hoje em França um dos responsáveis da Cisco, Thierry Martens, citado pelo Jornal de Negócios.

“A implementação da Estratégia de Lisboa por via do Plano Tecnológico tornaram Portugal numa escolha óbvia”, acrescentou por sua vez Steve Lewis, chairman da Living PlanIT, que lidera o projecto que deverá estar operacional em 2013.