Um grupo de cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, diz ter encontrado o limite de velocidade máximo teórico a que podem ser escritos dados num disco rígido de um computador.



Quando a informação é armazenada nos discos, regiões minúsculas que constituem cada bit de dados são magnetizadas em determinada direcção ou em direcção oposta para representar 0 ou 1. A reescrita de dados envolve o envio de um impulso electromagnético que inverte a rotação de bits seleccionados. Acelerar essa vibração irá reduzir o tempo necessário para armazenar ou reescrever essa informação.



Mas, se os impulsos surgirem muito rápida e intensamente, a quantidade elevada de energia envolvida fará com que algumas das alterações magnéticas aconteçam aleatoriamente no lugar da habitual forma previsível e segura, de acordo com o explicado no artigo publicado ontem na Nature pelo grupo de investigadores da Stanford University.



Os cientistas testaram a teoria usando um acelerador de partículas numa peça de material magnético idêntico ao utilizado nos discos rígidos dos computadores. Os impulsos gerados por este acelerador linear duraram apenas 2,3 milionésios de um milionésio de segundo, impulsos magnéticos considerados demasiado curtos para alterar as propriedades do material e armazenar bits de dados.



Isto significa que a velocidade máxima a que os dados poderão ser guardados usando alterações das magnetizações é de 435 mil milhões de bits por segundo, o que por outro lado mostra que a velocidade do registo magnético - cuja velocidade de relógio já se situa em vários gigabits por segundo nos discos rígidos mais rápidos - ainda poderá aumentar 1.000 vezes.



Mark Kryder, director da área de tecnolgia da Seagate, uma fabricante de discos rígidos que se juntou à investigação da Universidade de Stanford, citado pela Associated Press, afirmou que o projecto tem muito poucas implicações reais para a indústria do armazenamento de dados. "Certamente que não vamos começar a incluir aceleradores lineares nos discos rígidos, por isso os tipos de velocidades atingidos nestas experiências nunca poderão ser observados num dispositivos de gravação actual.



Notícias Relacionadas:

2001-05-22 - IBM anuncia tecnologia que expande limite de armazenamento de dados

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.