A Intel vai colocar nos mercados norte-americano e europeu a sua linha de portáteis de baixo custo, os Classmate PC, concebidos a pensar nas necessidades e baixo poder económico dos jovens do terceiro mundo.



Lila Ibrajim, da Intel, declarou à Reuters que "os fabricantes de PCs nos Estados Unidos e Europa podem vender a segunda geração do Classmate PC a um preço que oscilará entre os 250 e os 350 dólares".



Caso se verifique a entrada do equipamento nos mercados em questão, o Classmate PC passa a estar disponível em cinco mercados, tendo em conta que já está disponível para venda no retalho mexicano, indiano e indonésio. Fora a parte comercial, o computador de baixo custo está a ser testado, através de um projecto-piloto, nas salas de aula das escolas australianas.



No mesmo mercado do computador da Intel actuam ainda o XO da One Laptop per Child e o Eee PC da Asus. O primeiro tem começou por ser conhecido como o "computador de 100 dólares", embora os custos de produção associados já tenham feito o preço disparar até aos 400 dólares.



Por sua vez, o Eee PC conta com vários preços, dependendo do sistema operativo que inclui - Windows ou Linux - e da capacidade de memória integrada. Mesmo assim o valor de mercado dos equipamentos da Asus varia entre os 299 e os 350 euros, para a Europa.



Notícias Relacionadas:

2008-01-18 - Classmate PC tem nova versão não limitada a estudantes