As novas técnicas da MasterCard para verificar a identidade dos compradores online, detentores dos seus cartões, vão este ano começar a ser introduzidas nos Estados Unidos, Canadá e no Reino Unido, depois de testes feitos ao longo dos últimos tempos, essencialmente, no mercado holandês. 

A empresa tinha já anunciado estar a testar esta tecnologia mas vem agora a publico confirmar a sua introdução efetiva no mercado, para já ainda de forma limitada. 

Os novos serviços de pagamentos móveis – Pay-by-selfie e Pay-by-fingerprint, ou pagamento através de uma selfie e pagamento com impressão digital – visam ajudar a simplificar e a tornar mais agradável a experiência de compra online de todos os detentores de cartões MasterCard. 

Um passo dado numa altura em que as lojas têm vindo a introduzir medidas extra de segurança no momento final da compra, como a verificação 3D e o conceito Verified by Visa. São medidas que tornam o processo mais seguro, mas que podem levar a uma experiência de compra mais negativa e, consequentemente, a perdas de negócio. 

Por exemplo, no Reino Unido cerca de 18% dos compradores online desistiram da compra, no momento final, devido às elevadas medidas de segurança e verificação que lhes foram impostas.  

Os novos conceitos de pagamento através de uma selfie ou através da impressão digital asseguram uma alternativa bem mais simples no momento da verificação, em comparação com os sistemas que atualmente existem. 

A autenticação biométrica, neste caso feita com recurso à fotografia do um cliente de um dado banco, ou a sua impressão digital poderá facilmente substituir a enorme quantidade de requisitos de verificação atualmente existentes.

 

E esta é uma opção seguida não apenas pela MasterCard. Por exemplo, a plataforma de pagamento da Apple no iOS já assegura aos utilizadores do iPhone e iPad a opção de fazerem a sua autenticação por impressão digital, mesmo que apenas em algumas lojas e revendedores selecionados.

 

Nos equipamentos Android com sensor de impressões digitais incorporado, como acontece em alguns smartphones e tablets da Samsung, os utilizadores podem recorrer ao sistema Android Pay ou ao Samsung Pay para fazerem o pagamento desta forma. Todas as plataformas estão já a trabalhar com cartões MasterCard.

 

No último ano, a MasterCard testou os sistemas em formato piloto maioritariamente na Holanda, mas contou também com um contributo norte-americano. Os dados combinados dão conta de que 92% dos utilizadores olham para esta nova forma de pagamento como algo mais cómodo em detrimento das passwords e 83% considerou-a mesmo mais segura.

 

Mais de 93% disse ainda que a impressão digital era bastante conveniente e 71% olhou para o reconhecimento facial como algo muito conveniente. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.