Nos últimos anos, uma disputa de royalties em torno Fortnite colocou de costas a sua produtora, a Epic Games, com as donas das principais plataformas de distribuição mobile, a App Store da Apple e a Play Store da Google. Até agora isso era praticamente impossível, mas a Microsoft acaba de fazer uma parceria com a Epic Games para lançar Fortnite no serviço Xbox Cloud Gaming.

E se o acesso cloud de jogos da Microsoft está limitado ao serviço Game Pass, no caso de Fortnite é possível jogar sem pagar a respetiva mensalidade ou subscrição. Apenas é necessário ter uma conta Microsoft e um equipamento com um browser, que tanto pode ser um sistema iOS, iPadOS, e smartphones e tablets Android, assim como PC com o Windows ligados à internet.

O apoio da Microsoft à Epic Games já era conhecido, sobretudo quando a Apple impediu o acesso à dona de Fortnite o acesso ao SDK da plataforma, incluindo as atualizações do motor Unreal. Phil Spencer referiu que era essencial os jogos continuarem a ser atualizados e que o impacto era negativo para a indústria do gaming. Por outro lado, desde o ano passado que a Xbox deixou de exigir o pagamento do Live Gold a jogos multijogador online que fosse free to play, como Apex Legends, Call of Duty: Warzone, Warframe e claro, Fortnite.

Fortnite passa assim a estar disponível nos 26 países com acesso ao xCloud da Microsoft, incluindo Portugal, bastando uma conta Microsoft e um equipamento com ligação à internet. Não será necessário instalar o jogo ou subscrições do serviço da Xbox, suportando tanto os esquemas táteis dos equipamentos ou usando um comando suportado. A tecnológica diz que este compromisso com os jogadores vai ser expandido para outros jogos free-to-play, começando agora com Fortnite.

Veja na galeria imagens da mais recente temporada de Fortnite:

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.