A Cáritas de Coimbra vai ser a primeira instituição a testar em ambiente real o projeto Grow Me Up, que consiste no desenvolvimento de um robot que possa auxiliar no apoio e na interação com os idosos. Além da instituição também a Universidade de Coimbra está envolvida no projeto.

O robot inteligente terá carregado um software que permitirá analisar o comportamento dos idosos e mediante determinados “esquecimentos”, emitir alertas. Por exemplo, se a medicação não for tomada, o robot avisará o idoso em causa.

"Para além do que já são as redes de família, de amigos e de cuidadores, a ideia é que este robot traga algo de novo, que seja mais um suporte do que um substituto”, salientou a diretora de inovação da Cáritas Coimbra, Carina Dantas, citada pela TSF.

Os primeiros testes em ambiente real começam já em fevereiro do próximo ano, sendo que a instituição coimbrense está neste momento a tentar perceber junto da população idosa quais as caraacterísticas indispensáveis que o robot pode ter.

Além da missão de cuidador auxiliar o projeto Grow Me Up pretende também fazer com que a população mais idosa possa ter contacto com as novas tecnologias.

“Cria-se inclusive uma certa animosidade do idoso em relação às tecnologias, que este robô, como interage mais, poderá vir facilitar”, referiu Catarina Dantas.

O projeto Grow Me Up está a ser financiado pelos fundos comunitários destinados ao programa Horizonte 2020 e conta com a participação de oito entidades de seis países diferentes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.