A Bowers & Wilkins apresentou a sua nova série de colunas, a B&W 800 Diamond. A empresa já opera desde 1979, tendo lançando as mais convencionais colunas das aparelhagens, desde os caixotes de madeira, às tecnologias mais modernas, completas com tweeters e subwoofers. A empresa oferece um misto de design e tecnologia, culminando com o mais recente modelo 800 Diamond. Um produto que a marca espera ser apreciada por audiófilos, amantes da música e críticos.

A série 800 nasceu em 1976, mas apenas foi lançada em 1979, depois de três anos de pesquisa e desenvolvimento. A sua configuração única permitiu uma experiência apreciada pelos grandes estúdios de música, que rapidamente adotaram o sistema, destacou Andy Kerr, diretor de marketing, numa apresentação privada a jornalistas, fazendo uma breve história à empresa. A coluna foi utilizada na motorização de filmes como Star Wars ou Lord of the Rings, assim como bandas de música como os Pink Floyd.

Veja na galeria imagens dos modelos:

Os cinco novos modelos da série 800 passam pelo 805, o 804 D4, o 803 D4, o 802 D4, o 801 D4, que é o topo de gama (e o maior da série). As colunas podem ser completadas com as pequenas colunas HTM81 D4 e HTM82 D4, com subwoofers dedicados, para quem deseja criar um ambiente cinematográfico na sala de estar. Todos os modelos têm um tweeter no topo da coluna, de forma sobressaída, que lhes dão um ar “retro-futurista”. O design das colunas é arredondado, salientando a projeção do som. Os modelos 804 e 805 são os novos modelos da gama.

Olhando ao detalhe o modelo 804 D4 como exemplo, apresenta três colunas individuais dentro da sua cabine, promete menos vibrações que o anterior modelo, para uma experiência de áudio mais pura, diz a marca. As cabines são feitas com materiais de metal para criar maior estabilidade. Na traseira, a coluna tem um sistema de dissipação de calor. As colunas têm material antirressonância para reduzir a destorção dos baixos.

Durante a apresentação, a marca fez uma visita guiada à sua fábrica, no Reino Unido, para mostrar como são construídas as suas colunas. Todas as colunas da marca começam por ser construídas com diversas camadas de folhas de madeira, coladas com cola. Várias folhas são unidas e depois pressionadas numa máquina, conferindo a primeira forma desejada para as colunas. Seguem-se os cortes precisos, antes do próximo passo, que é adicionar a sua cabine de madeira.

tek Bowers & Wilkins Série 800 Diamond

O processo seguinte passa por polir arestas e limar as formas finais, num processo manual com o suporte de máquinas. Segue-se a pintura, onde fica cerca de duas semanas a secar, e depois passando pelo robot que vai polir, até aos últimos toques feitos à mão. Depois da cabine estar pronta, segue-se a fase de introdução dos componentes eletrónicos no interior, onde a magia tecnológica acontece. Como nota, os engenheiros e trabalhadores da linha de montagem não podem usar joias ou acessórios nas mãos para não danificar os componentes.

Foi ainda introduzido um quarto acabamento à série. A nova gama inclui agora um acabamento Satin Walnut, juntando à seleção existente de Gloss Black, Branco e Satin Rosenut. A empresa promete que os seus novos modelos permitem distinguir os diferentes sons de um concerto musical, ou de um filme, num ambiente envolvente.

Distribuído em Portugal pela Sound United, os modelos da B&W não serão baratos. Entre os modelos de chão, as colunas são vendidas aos pares: o 801 D4 tem um preço de 35.000 euros; o 802 D4 tem um preço de 26.000 euros; o 803 D4 tem um preço de 20.000 euros; e o 804 D4 tem um preço de 12.500 euro. O modelo bookshelf 805 D4 tem um preço de 8.000 euros.

Por fim, os modelos de canal central, o HTM81 D4 tem um preço de 7.500 euros por unidade; e o HTM82 D4 tem um preço de 5.500 euros por unidade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.