A Comissão Europeia confirmou ter iniciado este mês uma investigação ao mercado de ecrãs TFT e LCD, pretendendo apurar se existe cartelização na fixação de preços destes produtos. Dois dos principais fabricantes estão também a ser investigados nos Estados Unidos e no Japão, sendo acusados de práticas semelhantes.

Em comunicado a Comissão Europeia fez saber que foram enviadas cartas com pedidos formais de informação a alguns fabricantes mas que não foram realizadas inspecções formais na Europa porque as empresas operam fora da União Europeia. a investigação vai agora decorrer, não existindo um prazo definido para a sua conclusão.

Ainda ontem foi conhecida a investigação mantida às práticas da LG.Philips, uma joint venture entre a LG Electronics e a Royal Philips Electronics, da Samsung e da Sharp por suspeita de fixação de preços. A investigação decorre no Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.

O mercado dos ecrãs LCD/TFT foi avaliado em mais de 40 mil milhões de euros em 2004, assumindo uma importância crescente no mundo da electrónica e da informática.

Notícias Relacionadas:

2005-08-25 - Sony alarga parceria com a Samsung para redução de custos de ecrãs LCD

2005-06-08 - LG Philips fecha negócio de cinco mil milhões com a HP

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.