A Comissão Europeia confirmou ter iniciado este mês uma investigação ao mercado de ecrãs TFT e LCD, pretendendo apurar se existe cartelização na fixação de preços destes produtos. Dois dos principais fabricantes estão também a ser investigados nos Estados Unidos e no Japão, sendo acusados de práticas semelhantes.
Em comunicado a Comissão Europeia fez saber que foram enviadas cartas com pedidos formais de informação a alguns fabricantes mas que não foram realizadas inspecções formais na Europa porque as empresas operam fora da União Europeia. a investigação vai agora decorrer, não existindo um prazo definido para a sua conclusão.
Ainda ontem foi conhecida a investigação mantida às práticas da LG.Philips, uma joint venture entre a LG Electronics e a Royal Philips Electronics, da Samsung e da Sharp por suspeita de fixação de preços. A investigação decorre no Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.
O mercado dos ecrãs LCD/TFT foi avaliado em mais de 40 mil milhões de euros em 2004, assumindo uma importância crescente no mundo da electrónica e da informática.
Notícias Relacionadas:
2005-08-25 - Sony alarga parceria com a Samsung para redução de custos de ecrãs LCD
2005-06-08 - LG Philips fecha negócio de cinco mil milhões com a HP
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
BAFTA perguntou aos internautas quais eram os videojogos mais influentes de sempre. Resposta surpreende -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Esta extensão do Chrome adiciona jogos clássicos no browser para os momentos de pausa -
How to TEK
Como aceder a todas as informações que tem registadas no Facebook?
Comentários