A Comissão Europeia foi vítima de um ciberataque esta quarta-feira, em vésperas de reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, em Bruxelas.

O ataque foi confirmado por um porta-voz do Executivo europeu que, em declarações à AFP, referiu que "o acesso ao correio electrónico a partir do exterior não estava operacional", e muitas das páginas de sites ligados ao Executivo europeu ficaram inacessíveis.

Para evitar o acesso divulgação de informação classificada, a Comissão acabou por bloquear os acessos externos a emails e à rede interna das instituições europeias.

Bruxelas não revelou informação sobre a gravidade nem sobre a natureza da acção, referindo apenas que este tipo de ataques acontecem com alguma frequência. Um dos serviços afectados foi o da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

O ataque deu-se um dia antes da Cimeira dos 27, que acontece esta quinta e sexta-feira. A evolução estrutural do bloco comunitário, a estratégia económica e a possibilidade de intervenção na Líbia serão alguns dos temas em debate.