Uma nova colaboração entre a HP e a Microsoft visa disponibilizar software e serviços de consultoria baseados na nova versão do software servidor de aplicações móveis da empresa de Bill Gates - o Microsoft Mobile Information Server 2002 (MIS) - a organizações que pretendem que os seus funcionários acedam por dispositivos móveis à intranet, mantendo-se em contacto com o escritório em qualquer local.



A Microsoft juntou-se à Hewlett-Packard no sentido de facilitar o trabalho dos profissionais que se encontram em constante deslocação através do desenvolvimento de uma nova solução designada HP Express Service for Microsoft Mobile Information Server 2002.



Com esta iniciativa, o objectivo das empresas é fazer com que as empresas possam tirar partido dos benefícios substanciais das comunicações e computação móvel, como "uma maior produtividade dos funcionários, aumento das receitas obtidas pelas equipas de vendas no terreno, redução de custos e níveis mais elevados de satisfação dos clientes", segundo refere o comunicado oficial divulgado.



A segunda versão do Mobile Information Server 2002 destinada às empresas, que foi apresentada ontem em Nova Iorque, durante a conferência Internet World Wireless, consiste num servidor "escalável" que alarga o âmbito do Microsoft Mobile Exchange e de aplicações empresariais da gigante de software a utilizadores que necessitam de viajar frequentemente.



Para tal, combina as capacidades de uma intranet empresarial com a nova geração de telemóveis, PDAs e outros dispositivos móveis de forma a que os utilizadores possam aceder e sincronizar rapidamente e de forma segura o seu email, contactos, agenda e tarefas, independentemente do local onde se encontrem. Através do Outlook Mobile Access, o MIS garante um acesso seguro a partir de dispositivos móveis com browsers WAP e PDAs Pocket PC. Em termos de segurança, suporta o padrão Wireless Transport Layer Security (WTLS) e Secure Sockets Layer (SSL)



O HP Express Service permite que as empresas clientes realizem um teste com a duração de 60 dias a uma equipa com no máximo 50 funcionários, com o objectivo de avaliarem os benefícios da introdução de uma solução de tecnologia móvel em toda a organização.



Este pacote de serviços de consultoria permite ainda que uma companhia identifique quais as alterações específicas na sua infra-estrutura tecnológica deverão ser necessárias para a implementação em larga escala de uma solução baseada no MIS. Uma das exigências seria a instalação do Microsoft Windows 2000 Server e do Exchange 2000 Server, de forma a tirar partido do seu ambiente de messaging.



No final desse teste, a HP irá apoiar os clientes a recolher e compilar sugestões, realizar um sumário do projecto-piloto, determinar se os objectivos de negócio foram cumpridos e se faz sentido adoptar uma solução completa MIS. Nos Estados Unidos, o projecto-piloto HP Express Service vai custar às empresas entre 50 a 100 mil dólares, consoante as necessidades de equipamento e os objectivos de negócio. A HP já começou a introduzir soluções móveis mediante este serviço de consultoria nos seus departamentos com mais necessidades de mobilidade, como por exemplo as divisões de vendas nos Estados Unidos, Reino Unido e Singapura.



Também ontem, 20 de Fevereiro, a Compaq anunciou novas soluções de acesso e infra-estrutura para o MIS, destinadas aos seus clientes que disponham de dispositivos móveis com acesso ao software de messaging do Microsoft Exchange 2000 através de redes sem fios. Através dos PDAs iPAQ da Compaq, os utilizadores empresariais poderão aceder à sua caixa de correio electrónico, agenda e contactos armazenados em servidores ProLiant da fabricante norte-americana de computadores equipados com o Exchange 2000 a partir de qualquer lado e em qualquer altura.



Em paralelo, a Compaq divulgou ainda novas ofertas, como soluções especficas para o Microsoft Mobile Internet Server, uma nova instalação desse servidor móvel e serviços para start-ups. A Telefónica Móviles concluiu recentemente com êxito um projecto-piloto recorrendo a soluções Compaq e Microsoft para o MIS, estando previsto para este mês que comece a disponibilizar serviços baseados neste software aos seus clientes. A divisão de serviços globais da Compaq vai disponibilizar suporte e alojamento do MIS e irá instalar software MIS para os clientes da operadora espanhola de telecomunicações.


Notícias Relacionadas:

2002-02-08 - TMN disponibiliza acesso móvel a servidores de messaging empresariais

2001-06-19 - Correio Electrónico de trabalho no telemóvel

2000-10-17 - Telefónica Móviles e Microsoft estudam lançamento de novos produtos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.