A Compaq lançou ontem a ProLiant BL e-Class, uma nova linha de servidores destinados a grandes empresas que incorpora mais poder de processamento no mesmo espaço que os servidores normais, embora consuma menos energia. Este é o primeiro produto na área dos blade servers que a fabricante de computadores prevê lançar este ano.



Um blase server consiste numa fina placa modular de circuitos electrónicos contendo um, dois ou mais processadores e memória, sendo destinado a uma única aplicação, como disponibilizar páginas da Web, e que pode ser fácilmente inserido numa rack - compartimento em que os componentes são montados - juntamente com outros servidores semelhantes, de forma a poupar espaço.



É possível, por exemplo, instalar verticalmente até 280 módulos de blade servers em racks múltiplos de um armário. Este tipo de servidores, que possuem geralmente um bus de alta velocidade, destinam-se a gerar menos calor e, desta forma, reduzir os custos de energia bem como espaço. Os grandes data centers e fornecedores de acesso à Internet que alojam sites da Web são os que beneficiam mais com estas máquinas.



A linha ProLiant BL e-Class da Compaq divide-se em três modelos. O primeiro é o BL10e, que utiliza um processador Pentium III da Intel de voltagem ultra-reduzida, que consome muito menos electricidade do que a maior parte dos outros CPUs da Intel.



Podem ser montados lado a lado 20 servidores BL10e - cada um com uma motherboard integrando um processador, até 1 GByte de memória, duas portas Ethernet e um disco rígido de 30 GBytes - dentro de uma gaveta de 5,25 polegadas de altura, sendo possível que 280 blades caibam numa rack com seis pés de altura (1,8 metros). Um único computador tem um preço inicial de 1.799 dólares (2.090,65 euros ou 419,13 contos), sendo o custo de um pacote de dez de 17.091 dólares (19861,7 euros ou 3.981,92 contos).



Posteriormente, será lançado uma linha p-Class de servidores mais poderorosos do que os e-Class de entrada de gama, que irá inclui computadores com dois e, mais tarde, 4 processadores. A Hewlett-Packard, que propôs uma fusão com a Compaq, lançou o seu primeiro server blade em Dezembro. Espera-se que a fusão, que está a ser contestada pelos descendentes dos fundadores Hewlett e Packard, seja votada pelos accionistas da HP em Março.


Notícias Relacionadas:

2002-01-25 - Compaq alarga estratégia Computing on Demand

2001-11-19 - Servidor Dell para pequenas e médias empresas

2001-06-25 - Compaq transfere tecnologia Alpha para a Intel

2000-11-21 - Campanha da Compaq retoma servidores seus e da concorrência