Entre janeiro e março de 2013 foram vendidos 76,3 milhões de PCs em todo o mundo, menos 14% do que em igual período do ano anterior, indicam os dados da IDC divulgados esta quinta-feira. Um pouco mais tarde, a Gartner também apresentava as suas contas, que embora ligeiramente mais positivas, mostram uma pouco animadora queda de 11%.

Para a IDC os números são os piores de sempre, desde que em 1994 começou a seguir a indústria, além de que os primeiros três meses de 2013 representam o quarto trimestre consecutivo de decréscimo.

Às quedas registadas não é alheio o atual clima económico, que tem levado as empresas a adiarem a renovação dos seus equipamentos informáticos, e o facto de estarmos cada vez mais "móveis", preferindo o formato tablet ou mesmo os smartphones.

As esperanças depositadas na chegada do Windows 8 para impulsionar o mercado provaram-se falhadas, nota a IDC, mencionando que as novas características do sistema operativo da Microsoft podem ter afastado potenciais interessados, receosos quanto ao investimento que pode ser necessário fazer numa máquina touch (embora o Windows 8 funcione em PCs convencionais) ou desagradados com as alterações feitas ao nível da interface.

Lenovo ganha quota de mercado à HP

Entre as fabricantes, a Lenovo foi a única a conseguir manter um volume de vendas idêntico ao registado em igual período de 2012, o que lhe permitiu diminuir a diferença face à sua concorrente mais direta, a HP.

A HP permanece como a maior fabricante de PCs a nível mundial, mas registou uma queda de 24% no número de unidades vendidas durante os primeiros três meses deste ano. Desta forma, viu a sua quota de mercado baixar dois pontos percentuais, dos 17,7 para os 15,7%.

Na segunda posição, a chinesa Lenovo vendeu 11,7 milhões de máquinas, garantindo 15,3% de quota de mercado, face aos 13,2% mantidos em igual período de 2012.
Dell, Acer e Asus registaram quedas nas vendas de, respetivamente, 10,9%, 31,3% e 19,2%. na ordem dos dois dígitos.

[caption][/caption]

Nota de redação:

Foi corrigida a informação sobre o múmero de equipamentos vendido pela Lenovo no período analisado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico