Chama-se Project Ophelia e é a resposta da Dell à crescente mobilidade no acesso à informação e ambientes de trabalho. Em vez de apostar num smartphone ou num tablet, a tecnológica norte-americana espera que o seu "computador de bolso" consiga ser suficientemente atrativo no conceito de utilização.

Segundo avança a PC World que cita um porta-voz da Dell, as primeiras unidades já estão a ser expedidas para os utilizadores do programa de testes e o periférico deve chegar ao retalho no próximo trimestre fiscal, que acontece entre agosto e outubro.

Com um tamanho pouco superior ao de uma unidade de armazenamento USB, o Project Ophelia consegue transformar qualquer ecrã que tenha entrada HDMI ou MHL num computador, máquina de jogo ou centro multimédia. Todo o funcionamento do dispositivo passa pela cloud, uma forma de tornar o periférico numa opção de verdadeira mobilidade e acesso em vários locais.

[caption]Ophelia[/caption]

Equipado com o sistema operativo Android, está garantido o acesso às milhares de aplicações que estão disponíveis na loja de conteúdos da Google.

Com os conteúdos garantidos a partir da Internet a tecnológica consegue reduzir os custos em determinadas áreas de construção - como no armazenamento e capacidade de processamento -, e o Project Ophelia deve chegar ao mercado por um preço de cem dólares, cerca de 75 euros.

A novidade aparece numa altura em que o mais recente equipamento da Google, o Chromecast, está a fazer manchetes em todas as publicações pela forma pouco convencional como quer transformar qualquer televisão num centro de conteúdos multimédia. Por 35 dólares o Chromecast vai dar alguma luta ao Project Ophelia, ainda que para já seja menos capaz a nível de funções do que o equipamento da Dell.

O Projetc Ophelia é uma aposta da tecnológica no conceito de convergência, o mesmo que está a ser usado pela Canonical como mote para o desenvolvimento do Ubuntu Edge. O smartphone equipado com Ubuntu e Android vai ter a capacidade de transformar qualquer ecrã externo num computador em ambiente de trabalho desktop.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.