A Microsoft quer testar um novo computador educacional, o IQ PC, e um novo canal no portal MSN dedicado também à educação na Índia.




A iniciativa, que se insere no programa de combate à info-exclusão "Unlimited Potential" da empresa, deverá ter início já no próximo mês e será pioneira a nível mundial, diz um porta-voz da empresa citado pela Infoworld.




O novo computador inclui processador AMD e integra não só software da própria Microsoft como também de vários parceiros locais que disponibilizaram algumas aplicações educacionais.




No que diz respeito ao portal MSN IQ Beta Education, a Microsoft adianta que será "um repositório de conteúdos educacionais aliados ao entretenimento. Os estudantes terão acesso online a currículos, tutoriais, treino para exames, referências e matérias de aconselhamento.




O desenvolvimento desta iniciativa contou com a colaboração das empresas Zenith Computers e Wipro - ambas indianas. A AMD também se associou ao projecto como parceria embora a Microsoft esteja a contar com a concorrente Intel para outras iniciativas semelhantes.




Paralelamente ao lançamento do computador na Índia, a Microsoft providenciou a formação de cerca de 100 mil professores do país para a área da informática no âmbito do programa Shiksha.




Para tornar o acesso aos computadores mais fácil aos estudantes, a empresa de Bill Gates criou uma tecnologia denominada MultiPoint que permite a ligação de vários ratos à mesma máquina. Esta potencialidade é dirigida a escolas e outras entidades de ensino, tanto na Índia como em outro países, que não possam suportar o custo de um computador por aluno.




Apesar da fase de testes ter início agendado para Julho, o programa deverá tornar-se efectivo à escala nacional a partir de Novembro.




A Microsoft adianta que a oferta é atractiva dadas as condições e software associado ao IQ PC. Contudo, algumas dúvidas quanto ao sucesso da iniciativa vão surgindo, nomeadamente no que diz respeito ao custo do computador, que supera o valor "ideal" para a maioria das carteiras indianas.




Notícias Relacionadas:

2007-04-27 - Computadores de baixo custo da OLPC vendidos a 175 dólares