
A Kano Computing, startup responsável pelo projeto Kano, confirmou que a primeira vaga de equipamentos produzidos, cerca de 18 mil, já foram todos enviados para os seus respetivos donos. O Kano é um kit de computador de baixo custo que é composto porum módulo Raspberry Pi B, um sistema operativo próprio e um teclado.
O baixo custo do projeto, 75 euros na fase inicial e cerca de 125 euros atualmente, foi um dos motivos que gerou grande interesse em torno do Kano quando ainda estava no Kickstarter. Ao todo foram angariados mais de 1,5 milhões de dólares para que regiões remotas em África e na América do Sul possam ter acesso às novas tecnologias. Mas não só.
Ao estimular toda uma nova geração de pessoas, a Kano acredita estar a contribuir para o potencial desenvolvimento económico e social, tanto dos utilizadores como das economias regionais em que se enquadram.
Agora que a primeira etapa de distribuição está concluída, a startup vai focar-se no crescimento sustentado e tem feito algumas contratações nesse sentido. A empresa pretende gerir toda a oferta e a procura através de canais online, apontando a tecnológica chinesa Xiaomi como o exemplo a seguir.
Além dos componentes já referidos o Kano traz de origem um cartão SD de 8GB, recetor Wi-Fi por entrada USB, cabo de alimentação, cabo HDMI e uma coluna exterior. Aos utilizadores apenas é exigido que tenham disponível um ecrã.
Criação de músicas e vídeos em HD, desenvolvimento de jogos ou de programas de computador são alguns dos projetos que os mais novos, mas também os mais adultos, vão poder concretizar na plataforma Kano.
Os 18 mil computadores até aqui produzidos foram comprados por pessoas e entidades de 86 países.
O diretor executivo da empresa, Alex Klein, revelou ao TechCrunch que o plano agora passa por simplificar o Kano o mais possível com base no feedback dos utilizadores, mas a empresa também quer disponibilizar outros componentes e periféricos que possam ser adicionados à plataforma para potenciar a criatividade. Sensores e elementos de robótica são algumas das prioridades da empresa.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários