A utilização dos computadores portáteis de baixo custo deve ser encarada de dois prismas diferentes. Segundo a IDC, se nos mercados emergentes este tipo de equipamentos são úteis para a integração dos cidadãos no mundo digital, nas sociedades desenvolvidas o caso muda de figura. Nestas regiões, os portáteis mais baratos acabam por poder vir a ser utilizados como segunda escolha para acessos à rede em viagem ou em locais públicos.


Entre os equipamentos inseridos nesta faixa destacam-se os conhecidos Eee PC da Asus e o XO da fundação One Laptop per Child. Proclamados como os computadores que iriam ajudar a diminuir o fosso digital entre as nações, estes dispositivos portáteis acabam por ser uma das escolhas ideais para os utilizadores comuns. Isto porque são compatíveis com os sistemas operativos mais utilizados, suportam as aplicações comuns necessárias à maioria das pessoas e são mais baratos e "trasportáveis" que um computador portátil normal.


O facto de permitirem uma navegação na Internet "real" e com as dimensões de visualização habituais, coloca os computadores de baixo custo num patamar acima daquele que é ocupado pelos smartphones junto dos utilizadores, destaca a IDC.


Contudo, os computadores mais pequenos e económicos não deverão atrair a maioria dos consumidores, principalmente junto dos mais "informatizados", frisa a consultora. Grande parte vai optar por um modelo maior e provavelmente mais robusto para ocupar o posto de computador principal. O único segmento de mercado onde os computadores low-cost deverão ganhar o destaque completo será junto dos mais novos, principalmente os que se inserem na idade escolar até ao 8ºano.


Para tornar as vendas de portáteis de baixo custo rentáveis, a indústria terá de adaptar bem as campanhas de abordagem ao mercado. Estima-se que, se as previsões correrem como se espera, o volume de vendas deste tipo de equipamentos cresça até aos 9 milhões de dispositivos comercializados em 2012, deixando bem para trás os 500 mil vendidos em 2007. Esta meta faria com que o valor deste mercado se situasse nos 3 mil milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2008-01-18 - Classmate PC tem nova versão não limitada a estudantes