A HP associou-se à britânica Omnifone para integrar e distribuir, na Europa, o serviço de música da empresa em alguns computadores da fabricante. De acordo com a Reuters o serviço é lançado esta segunda-feira.

Os responsáveis pelo serviço acreditam que, devido à posição ocupada pela HP no mercado internacional de PCs, a iniciativa pode vir a transformar o MusicStation numa concorrência à altura do iTunes, que domina as vendas de música online.

De acordo com a informação avançada pela Omnifone, o software MusicStation Desktop permite o acesso ilimitado a um catálogo de mais de 6,5 milhões de faixas, mediante o pagamento de uma subscrição mensal de 9,99 euros.

Os temas são descarregados para o computador, no formato WMA (Windows Media Audio) protegidos por DRM, e estão disponíveis também offline mas deixam de poder ser ouvidos quando a subscrição não for renovada.

Cada utilizador terá ainda direito ao download de 10 temas em formato MP3 (e livres de DRM) por mês, cujo acesso não "prescreve" com a cessação do serviço.

Entre os fornecedores de música encontram-se "gigantes" discográficas como a Universal, Sony, EMI, Warner e algumas das principais editoras independentes.

O Music Station Desktop - que também permite a sincronização com o software da Omnifone para telemóveis e acesso aos temas nesse suporte - virá instalado de origem em 16 dos modelos da HP vendidos no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Suécia e Suíça, e inclui um período de utilização gratuita de 14 dias.

Nos EUA, a fabricante mantém uma parceria semelhante com a RealNetworks, que garante a integração do serviço Rapsody nos computadores vendidos no país.

Portugal não constava da lista de países contemplados pelo serviço. O TeK solicitou esclarecimentos à HP sobre uma eventual distribuição em território nacional e está a aguardar a resposta da empresa.