A Computer Associates anunciou a doação de 14 patentes à comunidade open source, no mesmo dia que deu a conhecer um acordo de licenciamento cruzado com a IBM. As patentes, que serão disponibilizadas livres de royalties, referem-se a um conjunto de ferramentas para desenvolvimento de aplicações e modulação, business intelligence e análise, gestão de sistemas e armazenamento de dados, bem como ferramentas de segurança e gestão de redes.



No que respeita ao acordo de longo termo assinado com a IBM, este prevê uma alteração aos direitos de licença ente as duas empresas, com o objectivo de facilitar o acesso dos clientes a propriedade intelectual livre.



As doações de propriedade intelectual não são uma novidade para a CA que já no ano passado abriu o código de algumas das suas ferramentas de desenvolvimento para automatizar a tradução entre diferentes linguagens de programação, técnicas de visualização para análise de dados e ferramentas para maximizar a performance no armazenamento de dados e na gestão de rede.



A CA, que tem registadas nos Estados Unidos 280 patentes, explica a iniciativa como um incentivo à criação de um património comum de patentes, disponível para toda a indústria, que funcione como ferramenta para criar inovação em áreas de alto interesse para programadores e utilizadores de TI, diz um comunicado.



A cedência de propriedade intelectual pela CA surge poucos meses depois de um movimento semelhante da IBM que no início do ano abriu o acesso a 500 das suas patentes.



Notícias Relacionadas:

2005-08-11 - Partilha de software e protecção legal marcam edição do Linux World

2005-01-11 - IBM doa conjunto alargado de patentes à comunidade open-source