Os grandes ataques informáticos e a divulgação de informações pessoais têm marcado de forma significativa os últimos anos. Em 2011 a Sony viu 102 milhões de registos de utilizadores comprometidos. Em 2013 foi a vez do Evernote ver dados de 50 milhões de utilizadores roubados. No ano seguinte foi o eBay a sofrer um mega-ataque, prova que nem os gigantes do comércio eletrónico são à prova de crackers. E um dos casos mais lamentáveis aconteceu no ano passado com a rede social Ashley Madison: a exposição de dados dos seus utilizadores terá levado ao suicidio de três pessoas.

Já no início deste ano o TeK preparou um artigo onde define a cibersegurança como um dos temas mais importantes para o ano de 2016. Se do lado das empresas a formação dos colaboradores é algo crucial a considerar, do lado pessoal existem mais cuidados a ter.

Analisa sempre as permissões que dá às novas aplicações que instala no smartphone? Toma medidas específicas sempre que entra em sites considerados como potencialmente perigosos? Já lá diz o ditado que na segurança informática o grande problema está entre o teclado e a cadeira.

Um dos elementos mais importantes na cadeia da segurança no dia a dia são as palavras-passe. São a chave de proteção para os diferentes serviços online que usamos - menos o Maildrop - e garantir uma boa password é à partida meio caminho andado para não ter tantos problemas de segurança: pelo menos do que pode garantir do seu lado.

[caption][/caption]

O TeK enumera a seguir um conjunto de conselhos que ajuda a criar uma palavra-passe mais segura, mais dinâmica e que pode ser usada em vários sites sem ser totalmente comprometida. Mas mais uma vez fica o alerta: nada está totalmente seguro quando se trata da Internet.

Número e tipologia de caracteres
Nunca aposte numa password com menos de seis caracteres, sobretudo se usar apenas letras. O ideal será escolher uma senha com oito ou mais caracteres. E ainda mais ideal seria usar números e símbolos nessa conjugação, fazendo também uso de letras maiúsculas. Ficam alguns exemplos, por ordem crescente de força de segurança. 

- teksapo
- teksapo2016
- teks@po2016
- TekS@po2016

Não seja demasiado óbvio.. 
Os estudos mostram que ainda existe um grande número de pessoas que usa palavras-chave como 123456 ou até mesmo password. Nomes próprios, nome de parentes, datas de nascimento e datas de eventos importantes são clichés que também vai querer evitar. 

Porque para isso não é preciso um pirata informático, basta que o seu melhor amigo ou um conhecido numa noite mais animada decida dar-lhe a volta. Quando acordar no dia a seguir, já perdeu acesso ao email e possivelmente a alguns serviços importantes como o Facebook. 

..mas seja pessoal na escolha
O truque para escolher uma boa password passa por usar palavras que lhe digam alguma coisa, mas que sejam personalizadas. Em vez de usar o nome próprio da mulher, faça uma palavra única que junte partes de todos os nomes dela. Em vez de escolher o nome do restaurante preferido, escolha um ingrediente e junte-lhe a cor da qual também mais gosta: 

mariaalexandrasilva VS maryalexilva
matadourobar VS batataazul

Apesar de as primeiras terem mais letras, também têm mais lógica que as segundas, pelo que serão mais fáceis de deduzir. 

Diferencie a password de serviço para serviço 
'Mas vocês são loucos? Estou registado em mais de 20 serviços online, não me consigo lembrar de tudo', estarão a pensar alguns leitores. 

É aqui que entra o toque diferenciador. Use o nome de cada serviço para criar passwords específicas. Escolha uma palavra-passe comum para todos, mas depois transforme-a. Pense por exemplo na senha teksapo16: 

Google: teksapo16GL ou teksapo16GGL
Apple: teksapo16AP ou teksapo16APL
Outlook: teksapo16OT ou teksapo16OTL
Spotify: teksapo16SP ou teksapo16SPT

A ideia é apostar em duas ou três consoantes que na sua cabeça o fazem lembrar o serviço. Isto significa que não vai precisar de decorar todas as passwords, uma bastará e o resto vai lá por associação.

Crie aleatoriedade com sentido
Tem um mote de vida? Use-o a seu favor. Tem uma frase preferida? Transforme-a numa arma de segurança. 

“Ser ou Não Ser, Eis a Questão” podia resultar na palavra-passe sonseq que poderia ser reforçada com os conselhos já acima referidos: sonseq16, SonseQ16 ou SonseQ!6

[caption][/caption]

Use um gerador de passwords
Se realmente está apostado em criar algo que nenhum outro humano será capaz de imaginar ou replicar através de programas informáticos, faça isso mesmo, recorra também a programas informáticos. 

Existem muitas soluções online e em versão software que o ajudam nesta tarefa, mas aqui existem dois problemas: não sabe quem está a gerar-lhe a password e possivelmente vai ter dificuldade em decorá-la. Quando isto acontece, o mais provável é o utilizador voltar a usar senhas básicas para nunca se esquecer delas. Com os truques acima referidos, é exatamente o contrário que se pretende. 

Nunca divulgue a password
Agora que tem uma password criada tem de perceber que nunca pode divulgar a senha de acesso. Se tiver que o fazer, partilhe só com uma pessoa próxima ou com o sócio do seu negócio. Mas quanto menos pessoas souberem melhor. 

E se alguém lhe pedir a password nunca revele, nem que seja ao seu banco ou à operadora de telecomunicações. Sabe porquê? Porque eles nunca pedem senhas de acesso, só os piratas informáticos ou os burlões. 

Evite também introduzir a sua senha em serviços que considere como suspeitos, porque se não tem total confiança, não deve divulgar um dos bens mais preciosos da sua vida online. 


Nota de redação: artigo originalmente publicado em maio de 2014 e revisto para o Dia da Internet Mais Segura

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.