O Congresso americano está a estudar a possibilidade de legislar no sentido de impor a interoperabilidade entre plataformas de música concorrentes e a tilização de uma única tecnologia de protecção de direitos digitais. O objectivo da eventual medida é garantir a compatibilidade entre produtos adquiridos em vários serviços (música) com qualquer hardware.



A proposta de unificação dos sistemas de DRM foi ontem apresentada por Lamar Smith e Howard Berman, um republicano e um democrata ao sub-comité de propriedade intelectual que levou a cabo uma primeira discussão sobre o assunto.



"Esta questão da interoperabilidade preocupa-me uma vez que os consumidores que compram cópias legais de música da Real, não as conseguem ouvir num iPod", detalhou Lamar Smith, em declarações citadas pela Internet News.
A discussão contou com a participação de alguns players da indústria como o Napster e ficou marcada pela ausência da Apple. Os oponentes a uma eventual decisão legislativa argumentaram que deve ser o mercado a escolher e a fazer prevalecer a solução DRM mais credível, sem intervenção legislativa.



William Pence, responsável pela área tecnológica do Napster argumentou que "as forças do mercado vão continuar a trazer inovação ás soluções de DRM com benefícios claros para o utilizador, oferecendo novas formas de ouvir música digital a diferentes preços, enquanto os problemas de interoperabilidade irão resolver-se gradualmente".
A discussão contou ainda com a presença de vários grupos de utilizadores e associações.



Notícias Relacionadas:

2004-04-23 - Bruxelas quer disciplinar gestão de sociedades colectoras e harmonizar sistemas DRM


2004-04-15 - RealNetworks tenta acordo com a Apple na área da música digital