Com uma nova atualização prestes a chegar às mais recentes consolas da Sony, os jogadores podem esperar novas funcionalidades para explorar nas suas PlayStation 4. A versão 5.0 do firmware deverá estar pronta a instalar dentro de pouco tempo, mas a Sony ainda não adiantou qualquer data oficial para o lançamento.

Ainda antes do tempo, a Eurogamer conseguiu deitar as mãos a informações antecipadas que deixam prever algumas das novidades desta nova edição. A mais preponderante diz respeito ao streaming. De acordo com o portal, esta atualização vai permitir a transmissão de vídeo em 1080p e 60fps via Twitch, um ajuste necessária depois da marca ter introduzido no mercado a PS4 Pro.

Analista acredita no lançamento da PlayStation 5 já em 2019
Analista acredita no lançamento da PlayStation 5 já em 2019
Ver artigo

No domínio social destaca-se o facto de passar a ser possível seguir qualquer outro utilizador da comunidade de jogadores daquele ecossistema. Atualmente só é possível fazê-lo com contas oficiais verificadas, como é o caso de alguns programadores ou youtubers. Com isto poderá acompanhar a atividade de qualquer perfil sem que este tenha de o adicionar como amigo, o que, por consequência, elimina o limite máximo de amigos ainda existente na plataforma. Em compensação, a PlayStation vai dar-lhe a possibilidade de escolher se quer ser seguido apenas por amigos ou por qualquer pessoa, independentemente do estado de afinidade à sua conta.

A Eurogamer sublinha que esta é uma forma de encorajar a partilha de conteúdos, uma vez que a visibilidade dos mesmos aumenta.

Em adição, a Sony vai ainda criar uma nova forma de gerir contas principais e secundárias numa mesma consola. As contas familiares poderão englobar várias contas de adultos numa família, que poderão beneficiar de um novo estatuto de responsável e estabelecer limites a cada um dos restantes perfis associados. Estes "aglomerados" poderão ser geridos com a ajuda de uma nova app que será disponibilizada para tablet e smartphone.

Estas são as transformações mais substanciais de assinalar, mas haverá ainda um conjunto de outras funcionalidades que chamarão à atenção dos utilizadores, como a introdução de notificações push para eventos, a aparição de comentários de espectadores no ecrã durante as transmissões em realidade virtual e a capacidade para partilhar links para transmissões com comunidades de jogadores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.