Marty é um robot com um aspeto amigável graças aos seus olhos que parecem saídos de um desenho animado. Adotado pela cadeia de supermercados Giant Food Stores, nos Estados Unidos, o robot autónomo é um assistente inteligente ao serviço dos clientes. Este utiliza tecnologia de reconhecimento de imagem capaz de detetar líquidos entornados, cacos de vidro, e outros elementos que podem eventualmente causar algum incidente com os clientes.

A introdução do robot em 172 lojas da cadeia foi o resultado de um programa-piloto bem-sucedido em alguns supermercados na Pensilvânia, estendendo-se agora para Maryland e Virgínia. O plano é disponibilizar cerca de 500 robots nos próximos meses a outras cadeias de retalho do grupo, como a Martin’s, Stop & Shop e Giant, avança o The Washington Post.

Segundo é explicado, os robots não precisam de ser supervisionados e utilizam um scan para analisar o soalho para qualquer perigo, reportando ocorrências aos seus colegas “humanos”. Poderá dizer frases como “cuidado, perigo detetado”, para igualmente alertar os clientes a fim de evitarem uma escorregadela. Outras tarefas do Marty passam por observar as prateleiras e apontar os produtos que estão a acabar no stock. Também faz comparações de preços, entre as etiquetas que estão nas prateleiras e o que está listado no sistema, de forma a otimizar o valor.

A presença do robot não pretende ser intrusiva e para evitar esbarrar contra os clientes utiliza um sistema de scanners, além de estar equipado com várias câmaras.

A empresa garante que o robot, apesar de trabalhar horas a fio e não receber ordenado, não pretende “roubar” empregos, mas libertar os trabalhadores de algumas tarefas “banais” para dedicar mais tempo a servir os clientes. Para já, Marty está a ter um feedback positivo, servindo igualmente de ponto de atração às lojas…