A Atari foi pioneira na indústria dos videojogos, tendo o seu auge durante as décadas de 1970-80, com o lançamento de diversas consolas no mercado. Atualmente, a empresa está a explorar o negócio de retro gaming, tendo anunciado em agosto a Atari 2600+, uma consola miniatura que reúne os jogos originais da 2600 e 7800, sendo necessário esses cartuchos antigos para jogar no novo equipamento.

Os planos da Atari não parecem ficar por aqui e vai lançar um cartucho com um jogo inédito para a 2600 chamado Save Mary, que nunca chegou a ver a luz do dia. Ou seja, se ainda tem uma Atari 2600 guardada no sótão, uma consola com 46 anos, esta é compatível com o novo cartucho e vai poder jogar esta proposta, que está em pré-reserva no website da Atari.

Veja na galeria imagens de Save Mary

A editora diz que Save Mary foi outra das vítimas do chamado “crash” da indústria de gaming de 1983 e nunca viu a luz do dia. O jogo foi produzido por Tod Frye, um veterano da Atari, responsável pela adaptação de Pac-Man para a 2600 e da série Swordquest.

Em Save Mary, os jogadores controlam um guindaste para colocar blocos de cimento para construir uma plataforma num rio e salvar Mary de afogamento da inundação. Terá de pegar na personagem e coloca-la a salvo, evitando esmagá-la na colocação dos blocos.

Atari vai lançar nova consola miniatura em homenagem à 2600
Atari vai lançar nova consola miniatura em homenagem à 2600
Ver artigo

Este é um dos jogos que a Atari diz estar a recuperar do seu antigo catálogo dos anos 1970-80 para a nova linha Atari XP, focando-se sobretudo em títulos raros e nunca editados, como é o caso desta proposta. Sendo direcionado a colecionadores, a pré-reserva do jogo era de 59,99 dólares, mas infelizmente já está esgotado. A Engadget refere que apenas estavam 500 unidades disponíveis do título. No catálogo da linha Atari XP vai poder encontrar outros títulos clássicos, embora a maioria sejam exclusivos para o mercado dos Estados Unidos.