A Nintendo acaba de lançar durante o passado fim de semana no Canadá e nos Estados Unidos - sábado e domingo, respectivamente - a Game Boy Advance SP, a mais recente encarnação da popular Game Boy, que até hoje já vendeu mais de 142 milhões de unidades em todo o mundo desde a sua introdução em 1989. No dia 28 de Março, sexta-feira, será a vez dos jogadores europeus, incluindo os portugueses, poderem adquirir esta consola, disponível por um preço recomendado de venda de 139,99 euros.
Este novo modelo portátil foi concebido para resolver quase todos os problemas detectados na Game Boy Advance (GBA) original, lançada em Junho de 2001. Para além do design elegante, a nova consola integra um ecrã de cristais líquidos totalmente plano dotado de mais luz, dimensões mais reduzidas e uma bateria recarregável de iões de lítio, sendo compatível com todos os títulos da GBA, bem como com uma grande parte dos que foram concebidos para a Game Boy Color e a Game Boy original.
A Game Boy Advance SP pesa cerca de 140 gramas e pode-se dobrar em metade, tal como um computador portátil, formando um rectângulo com a espessura de 2,5 centímetros. A sua bateria de iões de lítio fornece 10 horas de tempo de jogo activo com a luz do ecrã ligada e 18 horas, com a luz desligada, demorando apenas três horas a recarregar por completo, devendo durar para 500 carregamentos antes de precisar de ser substituída.
O hardware contido no interior baseia-se no mesmo processador de 32 bits da Game Boy Advance original. A principal alteração está na redução de tamanho em relação ao seu antecessor mais rectangular e na inclusão de um melhor sistema de iluminação. A SP estará disponível em três cores: prateado, preto e azul. Contudo, 50 por cento das consolas colocadas no mercado pertencerão ao primeiro grupo, 30 por cento ao segundo e apenas 20 por cento ao terceiro. Um dos grandes problemas desta nova consola é o facto de não vir com uma entrada para auscultadores. A Nintendo espera lançar dentro em breve um adaptador especial para resolver essa falha.
Depois do seu lançamento no Japão, no dia 14 de Fevereiro, em que o número de unidades disponíveis esgotou em apenas dois dias, e da América do Norte no passado fim de semana, a Game Boy Advance SP irá chegar à Europa e à Austrália sexta-feira, dia 28. Em Portugal, de acordo com a Concentra, distribuidora nacional da Nintendo, nesse dia deverão estar disponíveis cinco mil unidades para venda.
No Japão, a Nintendo aumentou a produção de 200 para 500 mil unidades no espaço de um mês, e actualmente ainda não está a ser capaz de dar resposta à procura. Alguns dos jogos já planeados para a nova consola são uma versão do Final Fantasy da SquareSoft e um jogo sobre o agente secreto James Bond da Electronic Arts. Em Junho, a
companhia japonesa irá lançar o Game Boy Player, que permite que os
utilizadores joguem os seus títulos Game Boy no televisor através de uma consola GameCube.
Notícias Relacionadas:
2003-03-10 - aJile
Systems desenvolve tecnologia para portar jogos Java para Game Boy
Advance
2003-01-08 - Nintendo mantém posição no mercado europeu e lança novo GameBoy
Advance
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários