Um consórcio constituído entre a Agência Lusa, a Novabase e o Instituto Superior Técnico (IST) desenvolveu um novo sistema de informação para a agência noticiosa, o Lusa S2I, hoje apresentado ao público. O projecto foi identificado com "totalmente inovador no âmbito das agências noticiosas" e é co-financiado pela Agência de Inovação.



A Lusa vai ser a única detentora dos direitos de propriedade intelectual de exploração do sistema no âmbito do acordo de consórcio e teve o papel de definir os requisitos, enquanto a Novabase desenvolveu as soluções tecnológicas e o IST contribuiu para o desenvolvimento do sistema em termos de aconselhamento dos parceiros quanto a soluções tecnológicas óptimas.




Considerado vital para o potencial informativo da Agência Lusa, o Lusa S2I foi desenvolvido tendo em conta a arquitectura já implementada e pretendendo responder às necessidades em termos de plataforma de distribuição de informação multimédia.



Os módulos criados sob a liderança tecnológica da Novabase incluem o Comércio Electrónico - que permite a requisição e acesso a elementos informativos disponibilizados no site da Agência por parte de empresas ou instituições -, um motor de busca que localiza as notícias, o Arquivo que está na base de toda a solução, além do módulo de Gestão Documental para utilização interna que se destina à actualização e manutenção do arquivo de notícias e imagens.


A reorganização estrutural e funcional de sectores da imprensa deverá ser incentivada com o sistema "Lusa S2I", segundo referido no comunicado à imprensa, criando ainda as condições para a aquisição "vantagens competitivas adicionais".



Um dos objectivos do desenvolvimento do projecto foi ainda diversificar a oferta de produtos e serviços da agência noticiosa, bem como os seus mercados alvo, nomeadamente de mercados fora da área dos media, como empresas, instituições e universidades, que segundo o comunicado apresentam taxas de crescimento elevadas e se estão a adoptar aos meios online para aceder à informação de que necessitam.

Notícias Relacionadas:

2000-10-09 - LUSA - Problemas técnicos em resolução

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.