Um grupo de crackers garante ter dado os primeiros passos para quebrar o sistema de protecção de cópias usado pela Microsoft na Xbox 360. O grupo, que se auto-intitula Team PI Coder, diz ter descoberto os mecanismos de funcionamento base do sistema de ficheiros da consola, informação que lhe permitiu ter acesso à informação de base para copiar 13 jogos da consola.



A Microsoft já desvalorizou a questão, garantindo que a sua consola tem vários mecanismos de segurança em funcionamento que irão prevenir a utilização de jogos piratas na consola. A empresa garante que o hardware do sistema apenas corre programas certificados pela Microsoft para a consola, o que significa que os jogos copiados não serão legíveis.



A informação apurada pelo grupo de crackers foi divulgada num site de pirataria holandês onde está também disponível um programa criado pelo grupo que ajuda a extrair os dados de base dos jogos. Isto embora o próprio grupo admita que esta informação para já não permite fazer grande coisa. De sublinhar que o grupo não conseguiu ter acesso à informação no disco dos jogos, mas apenas copiou a informação que é carregada na consola quando o utilizador inicia um jogo.



Ainda assim é de esperar que estando esta informação à disposição da comunidade de hackers venha a ser trabalhada tornando-se uma ameaça mais séria.
"Para já não é possível correr os dados, mas mais tarde ou mais cedo será" refere um texto anexo, citado pela BBC News. O grupo acrescenta que só publicou a informação já apurada para que outros grupos de hacking possam trabalhar e descobrir que mecanismos usa a Microsoft para se proteger das cópias ilegais.



Notícias Relacionadas:

2003-01-09 - Equipa de hackers retoma desafio para quebrar protecção da Xbox