O processador Snapdragon 8 gen 2 foi uma das grandes novidades apresentadas pela Qualcomm durante a Snapdragon Summit, mas não foi a única a marcar a mais recente edição do evento. A fabricante revelou também o chip Snapdragon AR2 Gen 1, que será utilizado no headset de realidade aumentada que a Niantic, criadora do popular Pokémon Go, está a desenvolver.

De acordo com Maryam Sabour, GM & Head of Business do departamento de headsets de realidade aumentada da Niantic, a empresa está a trabalhar em colaboração com a Qualcomm para encontrar formas de acelerar, democratizar e fazer evoluir o ecossistema da realidade aumentada.

Clique nas imagens para mais detalhes

O headset, demonstrado pela tecnológica num novo vídeo, quer afirmar-se como um design de referência que sirva como um modelo para outros equipamentos concebidos para consumidores, com um foco em particular na utilização de realidade aumentada em espaços exteriores.

Veja o vídeo

Como explica a responsável, o novo protótipo do headset destaca-se por ter um design mais compacto e que promete ser mais confortável, permitindo a utilização durante períodos mais alargados. Uma vez que é wireless, os utilizadores podem aproveitar as sessões de gaming sem terem de se preocupar com ficar emaranhados em fios.

Para lá de hardware, a Niantic e a Qualcomm também estão a desenvolver software de realidade aumentada em conjunto. Segundo a tecnológica, o Lightship Visual Positioning System, que serve de base a jogos como Pokémon Go, vai ser integrado no Snapdragon Spaces, o kit de desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada da Qualcomm, a partir do próximo ano.