De forma a mitigar os desafios criados pela pandemia de COVID-19, sobretudo à população idosa, a DECO Proteste desenvolveu a iniciativa de Responsabilidade Social com o nome “Ligamos Famílias”. 35 instituições de solidariedade social, do norte ao sul do país, receberam 50 tablets para ajudar no seu trabalho diário com os idosos institucionalizados ou com apoio domiciliário. A DECO afirma que o programa já permitiu apoiar mais de mil pessoas a manter o contacto com os seus familiares.

A iniciativa pretende agora manter a continuidade, já que os projetos selecionados poderão continuar a utilizar os dispositivos doados noutras dinâmicas que até agora não tinham sido possíveis.

As instituições selecionadas como parte do projeto passaram por dois critérios de avaliação: abrangência geográfica, que inclui os Centros Sociais, Casas do Povo, entre outras entidades que recebem idosos de diferentes freguesias do concelho; e a diversificação de públicos e âmbitos de atuação, ou seja, estabelecimentos para idosos em internamento e em regime de apoio domiciliário, explica a DECO em comunicado.

Esta é “uma iniciativa que pretende aproximar os utentes mais idosos das suas famílias, atenuando os efeitos negativos provocados pela distância física, necessária ao contexto que vivemos. A expressão de felicidade na cara dos beneficiários, relatados pelas instituições, é comovente para nós e faz-nos crer que projeto como estes são mais do que necessários à comunidade”, refere Ana Guerreiro, responsável social da DECO Proteste.

Além da doação do equipamento, a DECO pretende continuar a ajudar as instituições selecionadas através de informação disponível no seu site, “sobre o trabalho louvável de cada organização bem como o feedback dos Diretores Técnicos/Direção e testemunhos de alguns utentes sobre o impacto da iniciativa”, acrescentando que é importante que as pessoas conheçam e se relacionem com cada projeto, e entendam a mais-valia que cada instituição tem junto de quem mais necessita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.