Desde que a consola Switch foi lançada em março de 2017, um dos principais defeitos que os jogadores mais se têm queixado diz respeito aos analógicos dos comandos Joy-Con, conhecido como “Joy-Con Drift”. Na prática, no seu estado normal, os analógicos produzem movimentos involuntários nos jogos, fazendo por exemplo, com que as personagens se movam sempre na mesma direção, quando os jogadores desejam que estas estejam paradas. Em títulos de estratégia, o cursor pode nunca parar quieto no mesmo lugar, tornando a experiência de jogo penosa.

O problema dos comandos tem sido alvo de reclamações na DECO (Defesa do Consumidor), que juntamente com outras nove organizações pares na Europa, estão a pedir aos jogadores afetados por este problema o seu testemunho. A completar o seu quarto ano de vida, os primeiros modelos deixaram de estar na garantia, o que obriga os jogadores a comprarem comandos de substituição, num problema que tem sido recorrente, afirma a associação.

“A DECO recebeu já algumas reclamações, mas acredita que o número de consumidores lesados seja muito superior. Assim, juntamente com outras associações de consumidores de França, Bélgica, Holanda, Itália, Noruega, Eslováquia, Eslovênia e Grécia, todas membros do BEUC (The European Consumer Organisation), solicitamos aos consumidores prejudicados que nos contatem, para garantir que todos consumidores europeus vejam os seus direitos respeitados”, avança a associação em comunicado.

Aos consumidores que foram afetados pelo problema, a DECO pede os seus testemunhos e experiências com o equipamento para conseguir agir e defender melhor os seus direitos e interesses. Salienta ainda que, em outros países europeus, muitos consumidores estão insatisfeitos com a curta durabilidade dos comandos e com a falta de opções de reparação, “sendo obrigados a fazer substituições caras”, afirmou Ana Tapadinhas, diretora geral da DECO.

Para os interessados em passar o testemunho à associação, a DECO disponibilizou um questionário, disponível nas suas páginas oficiais do Facebook e Twitter. A associação pretende promover a luta por produtos de consumo mais duráveis e com soluções de reparação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.