O estudo "Guide to Greener Electronics", conduzido pelo Greenpeace deu a conhecer o nome das 14 fabricantes do sector tecnológico que, através das suas práticas de produção, materiais utilizados e iniciativas de reciclagem, menos prejudicam o ambiente.



O Greenpeace, que inclui na sua lista de análise as principais fabricantes mundiais de PCs, telemóveis e outros dispositivos electrónicos, conclui que nenhuma das empresas pode ser "considerada verde", embora, tanto a Nokia como a Dell ocupem o primeiro lugar do ranking, revelando preocupações elevadas a este nível.



A fabricante finlandesa destacou-se pela utilização de materiais menos nocivos para o ambiente e pela não utilização de PVC nos seus telemóveis, enquanto que a Dell foi considerada uma das melhores pelos seus programas de reciclagem de material informático antigo.



Para além da Dell e da Nokia, os lugares cimeiros do ranking foram ocupados pela HP, Sony Ericsson e Samsung com uma classificação que varia entre os 5,7 e 4,7 pontos.



A Lenovo, a Motorola, a Acer e a Apple foram consideradas as empresas menos amigas do ambiente pelo Greenpeace, ocupando os últimos lugares da tabela.



Na União Europeia encontra-se em vigor a directiva RoHS, que proíbe a utilização de materiais nocivos no fabrico de produtos electrónicos.

Notícias Relacionadas:

2006-06-03 - Apple inicia programa de reciclagem de computadores

2003-01-14- Dell, Gateway e HP criticadas por não serem mais activas na redução do lixo electrónico