Ao que tudo indica a Dell vai começar a vender esta quinta-feira, dia 24 de Maio, os primeiros computadores equipados com Ubuntu Linux, publicou a Computerworld. O dia do lançamento foi anunciado por um responsável do site Linuxquestions.org que afirma ter tomado conhecimento de alguns detalhes acerca dos produtos através de uma notificação enviada por um funcionário da Dell.
O documento refere que serão disponibilizados três modelos equipados com o sistema open-source, nomeadamente os desktops Dimension E520, os portáteis Inspiron 1505 e a linha de gama alta XPS 410.
Quanto ao sistema operativo, um post no site Direct2Direct da Dell revela alguns detalhes acerca da versão 7.04 do Ubuntu, pré-instalado nas máquinas. A empresa também assegura ter já testado e aprovado um conjunto de add-ons e periféricos compatíveis e acrescenta que continua a trabalhar com outros fabricantes de hardware para a criação de drivers estáveis compatíveis com o Ubuntu.
Por enquanto, a Dell não inclui suporte a software proprietário (codecs de áudio e vídeo) que não sejam distribuídos com o Ubuntu, algo que deverá mudar no futuro.
Recentemente a fabricante norte-americana anunciou que iria aceder aos inúmeros pedidos dos utilizadores e iniciar a distribuição de computadores com sistema operativo Linux incluído. As exigências dos consumidores foram recolhidas através de um inquérito online onde a Dell perguntava aos consumidores que tipo de melhoramentos queriam ver a estratégia da empresa.
Notícias Relacionadas:
2007-05-07 - Dell junta-se à parceria Microsoft/Novell para a interoperabilidade de sistemas
2007-04-02 - Dell confirma venda de computadores com Linux pré-instalado
Em destaque
-
Multimédia
Carros elétricos compactos e modulares: Que modelos já pode conduzir e que ofertas estão a caminho? -
App do dia
Como gerir o tempo que os mais novos passam a jogar? Sony tem uma app para ajudar os pais -
Site do dia
Wplace abre o mapa do mundo a novos desafios para viajar em pinturas colaborativas -
How to TEK
Como remover widgets da barra de tarefas do Windows 11
Comentários