A Dell vai deixar de produzir netbooks, avança esta tarde a CNet citando informação veiculada pela fabricante, que revelou ter perdido o interesse no segmento dos portáteis de 10 polegadas (ou menos), no qual chegou a ser um dos principais players, com os Dell Mini.

De acordo com o site especializado, as motivações estarão relacionadas com questões como a diminuição do interesse no segmento por parte dos consumidores, que se seguiu ao boom dos tablets, com lançamentos como o iPad e diversos modelos com Android.

Segundo adiantou a Dell, a empresa vai passar a concentrar-se principalmente nos portáteis de alto desempenho - algo de que abdicava nos netbooks em favor da mobilidade, e que pode ter ajudado a motivar o fim do interesse que estes alimentavam quando chegaram ao mercado, em 2008.

"Continuamos empenhados nos equipamentos altamente portáteis. Atualmente estamos concentrados em fornecer soluções muito finas e poderosas", afirmou o diretor de relações públicas para área de consumo da Dell, Matthew Hutchison, no comunicado enviado ao site.

De acordo com o responsável, esta área tem-se revelado particularmente bem-sucedida, com a empresa a registar "um forte sucesso, particularmente na gama de portáteis XPS".

A decisão da Dell para o segmento dos netbooks acompanha uma tendência que se vem refletindo de diversas formas. Seja no destaque (que não é) dado nas "montras" das lojas online a este tipo de equipamentos, preteridos em função dos tablets, por exemplo, mas também nas movimentações da própria indústria, como o empenho demonstrado pela Intel na criação do formato ultrabook, capaz de aliar a mobilidade ao alto desempenho e poder de processamento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes