Depois da versão servidor ter sido lançada em Outubro passado, o projecto Caixa Mágica vai colocar na rua a primeira edição em pacote para Desktop da sua release 8.1 do Linux Caixa Mágica, desenhada para ajudar o utilizador individual a tirar mais partido deste sistema operativo open source. Para a distribuição mais alargada deste pacote a Caixa Mágica conta com a parceria da Porto Editora, assegurando assim um lugar nas prateleiras das grandes superfícies, a somar-se às lojas de informática de menor dimensão.



O pacote Desktop Linux Caixa Mágica 8.1 está neste momento a ser ultimado e será lançado a 15 de Março, chegando às lojas ainda nessa semana. Para além da actualização do Linux e das aplicações da versão anterior do Caixa Mágica, Paulo Trezentos, um dos responsáveis do projecto, destacou como vantagens do Desktop Linux Caixa Mágica um melhor suporte a hardware e a optimização para processadores AMD Athlon e Intel Pentium IV, assim como o suporte a modems ADSL com ligação USB, impressoras e câmaras digitais.



Em declarações ao TeK, este responsável do projecto afirmou ainda que a instalação e configuração do sistema estão mais completas, mantendo o princípio de serem simples e intuitivas, mesmo para os utilizadores com escassos conhecimentos de Linux.



Para além da versão em pacote, que dispõe do software, manuais, CD, DVD e suporte telefónico e online, a nova versão Desktop 8.1 do Caixa Mágica tem também uma edição standard que pode ser descarregada no site do projecto, sem quaisquer custos.



Numa altura em que o Ministério da Educação está a preparar a criação de salas de informática em que os computadores dispõem de dual boot Windows/Linux, esta nova versão do Caixa Mágica pode também ser adequada para a instalação nas escolas. Paulo Trezentos destaca que esta release pode facilmente coexistir com qualquer versão do Microsoft Windows, mas realça que o facto do Caixa Mágica Desktop estar totalmente em português, possuir vasta documentação online e ser muito intuitivo na instalação e utilização reforça as vantagens em ambientes escolares.



Paulo Trezentos sublinha ainda que a Caixa Mágica já dá suporte e desenvolve formação há três anos, o que ajuda ao seu bom posicionamento como parceiro para esta iniciativa.



O preço de venda a público da versão Desktop Pro é de 78 euros e inclui um DVD e CD com a aplicação, um manual de 300 páginas e suporte por email e/ou telefónico.

Notícias Relacionadas:

2003-10-24 - Caixa Mágica "artilhada" para pequenas e médias empresas