O dia de ontem foi pródigo em revelações a respeito da próxima versão do Windows 8, cujo lançamento é esperado no final deste ano, mas que deverá estar disponível na primeira versão beta ainda este mês, acompanhado de uma loja de aplicações dedicada.

Depois de a Microsoft ter revelado a lista de requisitos para os tablets que queiram usar o seu novo sistema operativo, uma série de artigos publicados por meios de comunicação e blogs especializados começam a traçar um cenário mais preciso daquela que será a versão do SO para smartphones. A versão recorre ao mesmo código código base (kernel) para todo o tipo de plataformas (PCs, smartphones e tablets), com o design do interface Metro a adaptar-se a cada uma delas.

De acordo com a PC Mag, as primeiras informações foram avançadas depois de o site PocketNow ter tido acesso a um vídeo, alegadamente dirigido a executivos da Nokia, onde o responsável pela área de telemóveis da Microsoft, Joe Belfiore, descrevia algumas das características do novo sistema operativo para telemóveis.

Entre as revelações incluíam-se desde alterações ao nível do hardware suportado (passando a incluir processadores multicore e ecrãs com diferentes definições), à forma "inteligente" como será feita a gestão das ligações de dados ou a um sistema de pagamentos com o telemóvel, com recurso à tecnologia NFC, por exemplo.

Outro artigo, publicado pelo blogger Paul Thurott, que costuma acompanhar as novidades em matéria de Windows, veio depois analisar os dados, que relacionou com outras mensagens anteriormente publicadas no blog da Microsoft.

"Pela primeira vez vou poder discutir o Windows Phone 8", escreve o blogger, destacando que a nova versão do Windows para smartphones, conhecida pelo nome de código Apollo, será baseada no mesmo código fonte do Windows 8 (para outros dispositivos), sem que tal prejudique a compatibilidade com as aplicações disponíveis para a atual plataforma móvel da gigante de Redmond, Windows Phone 7.5.

Entre as novidades destacadas conta-se ainda o Internet Explorer 10 Mobile, a forte integração com o Windows 8 para outras plataformas - sendo, por exemplo, as aplicações compatíveis com todas elas - e a tentativa de disponibilizar um interface de utilização muito semelhante em todos os ambientes, desde o telefone, ao Pc, passando pelos tablets ou mesmo na TV, através da Xbox.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.