A Devolo lançou a sua nova geração de produtos Power Line, introduzindo a tecnologia Wifi Mesh na sua solução. A empresa afirma que é a primeira a colocar no mercado um kit de power line baseado na segunda geração de alta-velocidade G.hn. O objetivo é oferecer maior estabilidade e alcance nas ligações, atingindo velocidades até 2.400 Mbps.

Segundo Marcel Schuell, responsável de relações públicas da Devolo, que esteve em Lisboa para apresentar os novos produtos, o potencial de velocidade visa já o futuro das ligações, que podem alcançar facilmente entre os 500 Mbps e 1 Gbit. E com este novo modelo, que utiliza a linha de corrente elétrica da casa para conduzir o sinal de internet, ou o suporte às ligações Wi-Fi Mesh, pretende uma alta velocidade e constante em toda a casa.

A empresa refere que os routers das empresas de telecomunicações funcionam a 100% nas salas de estar ou onde estão colocados, mas as paredes das divisões enfraquecem o sinal. É para apoiar a ligação que os kits da Devolo pretendem atuar.

Um estudo mencionado pelo representante da Devolo demonstra que até 2021 vai haver um crescimento de 67% de clientes a utilizar o acesso Wifi, e que 75% das ligações são preenchidos por conteúdos multimédia e vídeo on demand. Só a Netflix tem aumentado a sua base de utilizadores de 25% por ano, acrescidos de outros serviços semelhantes, como a Amazon ou a HBO, para dar alguns exemplos. Além disso, os conteúdos 4K (e já a começar o 8K) requerem o fluxo de dados em alta-velocidade para manter a imagem fluída e sem quebras.

A empresa introduz no mercado 10 kits de produto, divididos entre o Devolo Magic 1 e Devolo Magic 2, ambos com versões Wifi e cabo (LAN). A principal diferença entre os dois é a velocidade do power line, de 1.200 para 2.400 Mbps. Os clientes podem optar pelo kit de três adaptadores, de dois ou de apenas um (caso mais tarde necessite de aumentar a rede).

A Devolo afirma que a instalação do kit é fácil, bastando ligar um adaptador ao router e encaixá-lo na tomada de eletricidade mais próxima. Dois minutos depois estará pronto para enviar o sinal a um segundo recetor colocado noutra divisão da casa. E assim adiante, mediante o número de power lines que deseja utilizar.

Para suportar o novo sistema de power lines, a empresa produziu a app Home Network que visa obter um diagnóstico da rede, apresentando a estrutura dos adaptadores LAN e Wifi. Através da app poderá personalizar a configuração da rede às necessidades dos utilizadores da casa.

Os kits Devolo Magic já se encontram à venda e os preços variam conforme o kit escolhido. Uma unidade da versão Magic 1 LAN custa 64,90 euros (o kit inicial é 119,90). Ao passo que a sua versão Wifi tem um preço unitário de 99,90 euros, o kit 149,90 euros e o sistema multiroom 239,90 euros. Na versão Magic 2, cada unidade LAN custa 79,90 e o kit 149,90 euros. Na sua versão Wifi arranca a 119,90 por um adaptador, sendo o seu kit 199,90 euros e o multiroom 299,90 euros.

Marcel Schuell esclareceu ao SAPO TEK que os novos produtos Magic utilizam um novo chip, e desta forma não são compatíveis com os anteriores power lines da fabricante. Ou seja, embora possa utilizar os kits de diferentes gerações na mesma casa, convivendo na rede, estes não comunicam entre si.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.