Para entusiastas das filmagens aéreas, a DJI continua a expandir a sua família de drones com o novo Air 3. O drone destaca-se pelo seu setup de câmaras fotográficas, oferecendo uma grande angular CMOS de 1/1,3 polegadas e outra semelhante, mas telescópica com capacidade de zoom ótico de 3X. Promete dessa forma captar imagens de foco médio durante o voo.

O DJI Air 3 é considerado pela marca como um modelo avançado para todas as tarefas, destacando-se no detalhe das imagens, sejam fotografias com qualidade de 48 MP ou vídeos HDR com resolução 4K a 60 FPS.

O modelo é ainda destacado pela marca pelo seu tempo de voo, prometendo uma autonomia de 46 minutos e sensores com capacidade omnidirecional. Mesmo introduzindo uma câmara dupla e mais funcionalidades, a DJI diz que conseguiu manter o mesmo peso de 720 gramas, garantindo aos utilizadores mais liberdade e flexibilidade.

Veja na galeria imagens do DJI Air 3:

Os utilizadores vão poder utilizar um maior campo de visão através dos olhos da grande angular, para filmar toda a paisagem, ou focar-se em sujeitos com maior detalhe com a sua câmara telescópica. Ambas as câmaras oferecem qualidade de 48 MP, suportando cortes posteriores para uma composição mais fácil, diz a fabricante. As duas câmaras suportam ainda modos de cor 10-bit D-Log M e 10-bit HLG.

E para quem deseje filmar para as redes sociais, a DJI diz que o Air 3 é o primeiro modelo da família a suportar vídeos verticais com uma resolução de 2.7K (9:16). E é possível fazer a partilha imediata com a sua comunidade.

Novo drone DJI Mini 3 Pro mantém o design compacto e traz novidades na captação de imagens
Novo drone DJI Mini 3 Pro mantém o design compacto e traz novidades na captação de imagens
Ver artigo

Em comparação com o modelo anterior, o Air 3 tem mais 48% de autonomia de voo, até 46 minutos como referido. Para os criadores, essa autonomia pode representar melhores composições com o tempo adicional para ajustar a posição das câmaras do drone, num único voo. Um detalhe importante é que o novo hub de carregamento de baterias permite gerir as cargas de cada unidade. Isto significa que os utilizadores podem transferir a energia disponível de múltiplas baterias para apenas aquela que tem mais carga, acelerando o processo.

DJI Air 3

Relativo aos seus sensores, o DJI Air 3 é descrito também como o primeiro da família a incluir sensores de obstáculos omnidirecionais, o que significa que deteta objetos em todas as direções. Isso deve-se aos seus sensores com lentes “olho de peixe” à frente e atrás, sentindo os movimentos para cima, lados, frente e atrás. E por baixo com lentes binoculares e ainda um sensor TOF 3D.

Os sensores dos drones facilitam a vida dos utilizadores, mesmo aqueles que desejam iniciar-se na fotografia aérea. A função Active Track liberta as mãos do utilizador e a tecnologia Advanced RTH melhora o sistema automático de voo e capacidade de voltar à base de partida.

O sistema de transmissão de vídeo O4 HD permite o acesso mais estável aos conteúdos, a uma distância de até 20 quilómetros. Suporta transmissões de streaming até 1080p a 60 FPS e na Europa foi garantida a utilização da frequência 5,1 Ghz.

Entre as funcionalidades inteligentes do drone e as suas câmaras pode encontrar um sistema de autofoco para manter sempre os sujeitos no centro da moldura. Os QuickShots garantem imagens criativas através de movimentos da câmara como um Rocket, um asteroide ou um bumerangue. Se não tiver inspiração pode ativar o sistema MasterShots em que o drone executa automaticamente diferentes movimentos de câmara, grava múltiplos clipes, edita-os, coloca música, num resultado rápido e com tom cinematográfico, diz a DJI.

DJI Air 3

Suporta ainda o modo noturno para gravar imagens a 4K a 30 FPS e também efeitos de hyperlapse em quatro modos: livre, círculo, pista trancada e metas, gravando tanto na horizontal como vertical. Também pode gerar imagens em câmara lenta a 4K a 100 FPS.

A tecnologia SmartPhoto 3.0 automaticamente seleciona o reconhecimento de cenas entre o HDR, hyperlight, de acordo com o cenário para melhores resultados. O sistema QuickTransfer permite fazer o download rápido de fotografias e vídeos do drone para o smartphone através de uma ligação wireless. E a aplicação LightCut ajuda a selecionar os melhores momentos na edição de vídeo, sem a necessidade de fazer o download das imagens no processo.

Outra funcionalidade introduzida pela primeira vez na linha Air é o planeamento de voos, com a possibilidade de definir ações fotográficas. Pode gravar a rota de voo e repetir a mesma missão um tempo depois, caso pretenda criar efeitos de timelapse a captar transições de dia para noite, por exemplo, ou mesmo, gravar em diferentes épocas do ano.

Relativamente a preços, o DJI Air 3 chega às lojas por 1.099 euros. Há ainda os habituais packs Fly More Combo com mais acessórios por 1.349 e 1.549 euros. O modelo é legível para o programa DJI Care Refresh, cuja atualização foi anunciada recentemente.