Em 1979 o icónico dispositivo lançado pela Sony permitiu que as pessoas ouvissem música em qualquer lugar e hora, algo a que não estavam habituadas. O entusiasmo era evidente, ainda que muitos tenham considerado que o Walkman poderia ser um potencial símbolo de isolamento no futuro.

tek portable music

Para celebrar o aniversário do Walkman, a Sony lançou um vídeo no canal de YouTube, onde dá a conhecer a revolução do produto lançado a 1 de julho de 1979.

Mais recentemente, em 2017 a Sony lançou mais um modelo do Walkman, que surgiu para dar sequência à versão de 2015 e há um pormenor que salta facilmente à vista do público: ouro.

Ouvir música sem restrições, uma realidade para ficar

De acordo com um estudo publicado em 2018, a tendência é que os consumidores oiçam música ao longo do dia, em qualquer lado. Por isso, as editoras de música continuam a investir nesta área, garante a chief executive da International Federation of the Phonographic Industry.

De acordo com o relatório, em média o consumidor ouve música durante 17,8 horas por semana, o que se traduz em 2,5 horas por dia. É no carro que essa tendência é maior.

tek music

Quanto à forma como os utilizadores acedem, 27% ouvem música em dispositivos móveis, sendo que 75% deles usam smartphones para o fazer.  Oitenta e seis por cento ouvem música através de streaming (áudio e vídeo).

O estudo destaca, ainda, um problema que continua a persistir. Consoante o relatório, 38% das pessoas ouvem música através de aplicações ou programa ilegais.